Mercedes-Benz lança 6 novos carros elétricos; SUVs inclusos

Por André Luiz Dias Gonçalves

07/10/2020 - 03:302 min de leitura

Mercedes-Benz lança 6 novos carros elétricos; SUVs inclusos

Fonte :  Mercedes-Benz/Divulgação 

Imagem de Mercedes-Benz lança 6 novos carros elétricos; SUVs inclusos no tecmundo

A Mercedes-Benz terá uma nova frota de carros elétricos nos próximos meses, expandindo a linha EQ, atualmente composta por duas variantes, que vai ganhar mais seis modelos. As novidades foram reveladas nesta terça-feira (6), pela montadora.

De acordo com a marca alemã, essa nova geração de veículos eletrificados será baseada em uma arquitetura desenvolvida sob medida, “escalonável em todos os aspectos e que pode ser usada em várias séries de modelos”, de automóveis mais compactos a grandes SUVs.

O primeiro integrante da linha a ser lançado é o crossover EQA, cuja produção deve começar ainda este ano. Já em 2021, virá o EQS, um modelo de luxo equivalente ao Classe S convencional, que terá autonomia para rodar aproximadamente 700 km com apenas uma carga na bateria de 100 kWh.

Protótipos camuflados dos novos elétricos da Mercedes já estão circulando por aí.Protótipos camuflados dos novos elétricos da Mercedes já estão circulando por aí.

Na sequência, a Mercedes pretende apresentar os novos elétricos EQB, EQE e as versões SUV do EQS e EQE, que não tiveram maiores detalhes técnicos revelados — especulações sugerem o uso de baterias menores, para reduzir o custo. Vale lembrar que a linha EQ já conta com o EQC SUV e a van EQV.

Protótipos em teste

Como o Mercedes EQS será o primeiro a usar a nova arquitetura totalmente elétrica da montadora alemã, ele tem passado por rigorosos testes, em diferentes condições climáticas e de pista, para um funcionamento alinhado aos padrões da marca.

Já são mais de 2 milhões de km de testes, “do calor da África do Sul ao frio do norte da Suécia”, segundo a companhia, passando também pela China e os Estados Unidos (veja o vídeo abaixo, com os protótipos camuflados circulando). Autonomia, carregamento e eficiência são alguns dos pontos que estão recebendo atenção.

Os próximos lançamentos da Mercedes fazem parte da estratégia da empresa de ter os carros elétricos e híbridos plug-in representando mais da metade das suas vendas, a partir de 2030.

A Mercedes já vende seus elétricos no Brasil, mas ainda não há uma data para a chegada dos novos modelos.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também