Veja como é a linha de produção de um carro elétrico [vídeo]

Por Julia Marinho

01/11/2020 - 02:002 min de leitura

Veja como é a linha de produção de um carro elétrico [vídeo]

Fonte :  FCA Group/Divulgação 

Imagem de Veja como é a linha de produção de um carro elétrico [vídeo] no tecmundo

Para impulsionar o marketing em torno do seu New 500 Electric, a Fiat abriu as portas de sua linha de montagem em Mirafiori, na Itália, atualmente a maior fábrica de automóveis do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no mundo.

A montadora espera produzir em Torino cerca de 80 mil carros elétricos por ano.A montadora espera produzir em Torino cerca de 80 mil carros elétricos por ano.

Chamado de New 500 (o modelo 500 original é de 1957), o carro é totalmente elétrico, com uma plataforma nova, incluindo bateria, motor e transmissão, além de um aquecedor e AC reformulado para melhorar eficiência. A montadora italiana ainda continuará a fabricar o Fiat 500 convencional e mais um similar híbrido enquanto houver demanda por eles.

Dos mais de 20 mil funcionários da unidade de italiana, 1.200 foram deslocados para a nova linha de produção, que custou ao FCA mais de € 700 milhões (US$ 820 milhões) entre concepção, desenvolvimento, engenharia e construção. A perspectiva é que saiam das linhas de montagem cerca de 80 mil unidades por ano quando a unidade alcançar a plena capacidade, com possibilidade de expansão.

Lançamento cancelado

Segundo a empresa, “continuando a longa história de modelos inovadores que saem da fábrica italiana, a linha de produção do Novo 500 elétrico é uma ponte simbólica entre o passado e o futuro. Um dos elementos mais inovadores [na linha de produção] é a montagem do cabo de carregamento da bateria. Enquanto um grupo de trabalhadores monta o chassi, outro grupo prepara os componentes mecânicos encaixando os conjuntos das rodas e os controles do motor elétrico.”

O New 500, na fábrica da Fiat em Torino.O New 500, na fábrica da Fiat em Torino.

Apresentado em março deste ano, o Fiat New 500 seria lançado no Salão do Automóvel de Genebra, cancelado por conta da pandemia de covid-19. Sua autonomia é de 320km (ou 400km, em circuito urbano favorável), alimentado por um motor elétrico de 87 quilowatts (116 HP) e uma bateria de íon de lítio de 42 KWh. Não há data de lançamento do carro no Brasil.

Veja também


Fontes