Mission T: CEO da Volkswagen revela plano para 'alcançar a Tesla'

Por Luiz Paulo Charleaux

01/12/2020 - 08:002 min de leitura

Mission T: CEO da Volkswagen revela plano para 'alcançar a Tesla'

Fonte :  Volkwagen/Divulgação 

Imagem de Mission T: CEO da Volkswagen revela plano para "alcançar a Tesla" no tecmundo

Herbert Diess, CEO do grupo Volkswagen, fez uma importante publicação sobre a reformulação da montadora alemã. Em destaque, o executivo disse estar trabalhando em uma estratégia para competir diretamente com a Tesla em relação aos carros elétricos.

Batizado de “Mission T”, o plano concentra esforços no aumento da produção de veículos elétricos pela marca. Segundo ele, esse é único meio de enfrentar a companhia comandada por Elon Musk.

Herbert Diess e Elon Musk em visita à fábrica da Volkswagen.Herbert Diess e Elon Musk em visita à fábrica da Volkswagen.

Na nota, Diess revelou a realização de um grande encontro com executivos da Volkswagen, Audi e Porsche em abril deste ano. Durante três dias, foram discutidas formas de adaptar a estratégia da montadora com o objetivo de conseguir acompanhar a concorrente.

“O evento foi sobre como podemos alcançar a Tesla”, destacou o CEO. “Ela é uma empresa focada exclusivamente no futuro, sem um negócio tradicional de automóveis. É uma companhia no estilo do Vale do Silício, influenciada por tecnologia e pela cultura de risco”.

O executivo comentou que a Volkswagen precisa eliminar burocracias para ser mais competitiva. Assim, ele usou o exemplo do Projeto Artemis, modelo elétrico da Audi que está sendo produzido usando a estrutura organizacional de uma startup.

Silhueta do Projeto Artemis foi apresentada em feiras automotivas no início de 2020.Silhueta do Projeto Artemis foi apresentada em feiras automotivas no início de 2020.

Buscando um voto de confiança

Analistas do setor acreditam que a recente publicação de Diess é um esforço para conquistar um voto de confiança do conselho da Volkswagen. Atuando na companhia alemã desde 2015, ele realiza um amplo esforço para “atualizar” a montadora.

Uma dessas ações é o investimento na produção de novas linhas de carros elétricos. Contudo, diversos obstáculos internos dificultam a jornada para deixar a companhia em um patamar competitivo.

Enquanto isso, o executivo briga para conseguir a prorrogação do seu contrato que vencerá em 2023. Por outro lado, há rumores de que membros da diretoria da montadora estão à espera da saída dele para retornar ao antigo modelo de negócios.

Veja também


Fontes