Procon Carioca notifica Uber sobre exibição do destino da viagem

Por André Luiz Dias Gonçalves

18/04/2022 - 09:001 min de leitura

Procon Carioca notifica Uber sobre exibição do destino da viagem

Fonte :  Uber/Divulgação 

Imagem de Procon Carioca notifica Uber sobre exibição do destino da viagem no tecmundo

Anunciada no início de abril, a exibição dos destinos das corridas para os motoristas da Uber antes que eles aceitem a viagem se tornou alvo do Procon Carioca. Segundo a entidade ligada à Prefeitura do Rio de Janeiro, a atualização pode aumentar o tempo de espera pelo serviço.

Em nota, o órgão de defesa do consumidor cobra esclarecimentos do app de transporte. Na visão dos técnicos do instituto, mostrar o endereço final da corrida para o condutor pode ocasionar “um incremento no tempo de espera do consumidor”, pois a estimativa gerada pelo app considera a existência de carros próximos ao usuário.

Com isso, a entidade acredita que os motoristas localizados perto do solicitante nem sempre atenderão ao chamado, recusando a corrida em função da distância e do valor da viagem. A mudança estava sendo testada em algumas cidades, mas agora foi implementada em todo o Brasil.

Como era e como ficou a exibição da oferta ao motorista da Uber.Como era e como ficou a exibição da oferta ao motorista da Uber.

Segundo a Uber, a atualização fornece detalhes extras aos motoristas parceiros para que eles possam escolher quais corridas desejam realizar. Antes, o condutor tinha acesso a uma prévia da região do deslocamento, conhecendo o destino só depois de aceitar a viagem.

Explicações solicitadas

De acordo com o Procon Carioca, a empresa de transporte por app precisa explicar se as mudanças entraram em vigor. Além disso, a startup deve informar se adotará providência para mitigar eventuais danos aos consumidores em caso de espera além da estimativa da plataforma e em quanto tempo ela será tomada, se a resposta for positiva.

Outros questionamentos dizem respeito à existência de planos para reduzir a taxa de não aceitação por conta dos trajetos e providências para minimizar a indisponibilidade do serviço nos locais onde as viagens não forem aceitas.

O órgão também quer saber se a Uber “tem buscado mecanismos para mitigar eventual aumento no número de recusa de corrida em razão do destino do passageiro”.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também