Montadoras defendem fim da isenção do imposto de carro elétrico importado

Por JORGE MARIN

24/02/2023 - 08:452 min de leitura

Montadoras defendem fim da isenção do imposto de carro elétrico importado

Fonte :  JAC Motors 

Imagem de Montadoras defendem fim da isenção do imposto de carro elétrico importado no tecmundo

Durante entrevista coletiva de imprensa na primeira semana deste mês (7) para apresentação dos resultados de janeiro, a Anfavea, entidade que reúne as empresas fabricantes de veículos automotores do Brasil, reconheceu estar preparando uma solicitação ao governo federal, pedindo o fim da isenção do imposto de importação para veículos elétricos.

De acordo com o presidente da associação, Márcio Lima Leite, é fundamental ter uma regra que dê previsibilidade ao setor, para maior segurança dos investidores. “O que defendemos é que não podemos abrir este mercado para inundar o mercado brasileiro com produtos de países de custo muito mais baixo”, disse o executivo.

Se aprovada, a medida implicaria na incidência de 35% de imposto sobre o preço dos carros elétricos importados de países fora do acordo comercial com o Brasil (Mercosul e México). Com isso, o modelo mais barato à venda no País atualmente – o chinês JAC E-Js1 – saltaria dos atuais R$ 145,9 mil para quase R$ 200 mil. A ideia é não retirar a isenção das montadoras de luxo (que vendem em menor volume), mas, além da JAC, as chinesas BYD e GWM. 

O que dizem as importadoras de veículos elétricos?

Modelo elétrico mais barato do Brasil, o JAC E-Js1 custa hoje R$ 145,9 mil. (JAC Motors/Divulgação.)Modelo elétrico mais barato do Brasil, o JAC E-Js1 custa hoje R$ 145,9 mil. (JAC Motors/Divulgação.)

De acordo com informações publicadas pelo UOL, o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Adalberto Maluf, classificou a medida defendida pela Anfavea como "precipitada", uma vez que não existe no Brasil um mercado capaz de viabilizar uma produção local. Utilizando o mesmo argumento do presidente da Anfavea – a previsibilidade – o também diretor da BYD Brasil defende que a volta da cobrança do imposto de importação para elétricos ocorra "de forma gradual".

De acordo com a ABVE, o mercado de veículos levels eletrificados no Brasil experimentou, no mês passado, o melhor mês de janeiro de sua série histórica. Embora a base de vendas – 4.503 unidades emplacadas – ainda seja baixa em relação ao mercado como um todo, o setor experimentou um notável crescimento nos últimos anos, chegando a quase 17% em 2022, contra uma expansão do mercado de leves de 7,7%.

Para o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, os carros totalmente elétricos representam hoje menos de 0,5% das vendas de veículos no mercado brasileiro. "A Anfavea é essencialmente protecionista, sempre foi" afirma. E lembra que, como o governo Lula tem um compromisso de investir em economia verde, "seria estranho aumentar a alíquota do carro elétrico", concluiu.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


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