Brasil vai ganhar nova fábrica de baterias para veículos elétricos em SC

Por Daniel Trefilio Pereira de Carvalho

07/03/2023 - 05:301 min de leitura

Brasil vai ganhar nova fábrica de baterias para veículos elétricos em SC

Fonte :

Imagem de Brasil vai ganhar nova fábrica de baterias para veículos elétricos em SC no tecmundo

A WEG, empresa brasileira fabricante de motores elétricos e outros produtos eletroeletrônicos, planeja criar uma fábrica de 6.000 m² em Jaraguá do Sul (SC) voltada para produção de baterias para veículos elétricos

Segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente de Sistemas da empresa, a WEG está investindo para suprir a demanda nacional em ampliar a mobilidade elétrica. Inicialmente, o plano de expansão focará em produzir baterias para veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.

Mais 1GWh em baterias para múltiplos segmentos

Os investimentos, contudo, não se limitam ao mercado de veículos elétricos de grande porte. Grillo afirma que após a conclusão dos investimentos atuais, a intenção é fornecer mais de 1 GWh em packs de baterias por ano, “envolvendo diversos módulos, células de íons de lítio, sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração, segurança, entre outros itens.”

bateriaA produção nacional de baterias para carros elétricos é passo importante para a descarbonização dos transportes no país (Getty Images)

A WEG é uma importante fornecedora de sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS) na Europa e Estados Unidos, e está comprometida em acelerar o segmento também no Brasil. Outro cliente em potencial da fabricante é o mercado naval, que está buscando soluções elétricas para reduzir emissão de gases estufa. 

O investimento total estimado para a expansão da planta atual e instalação da nova fábrica ultrapassa os R$ 100 milhões e deve gerar, pelo menos, 140 novos empregos.


Formado em Letras pela UNICAMP. Revisor, ex-professor e redator especializado em hardware, tecnologia e jogos. Streamer na Twitch de jogos que ninguém se importa, mas eu amo assim mesmo.


Veja também


Fontes