Brasileiro vê carro elétrico como demonstração de sucesso, diz pesquisa

Por Lucas Vinicius Santos

31/03/2023 - 06:302 min de leitura

Brasileiro vê carro elétrico como demonstração de sucesso, diz pesquisa

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Brasileiro vê carro elétrico como demonstração de sucesso, diz pesquisa no tecmundo

Uma nova pesquisa encomendada pelo Google mostra que os brasileiros têm bastante interesse na aquisição de veículos elétricos. Segundo o relatório produzido pela Offerwise, mais da metade da população no Brasil que deseja comprar um carro, cerca de 52% das pessoas entrevistadas, diz que cogita trocar de veículo nos próximos meses e que consideram adquirir modelos elétricos ou híbridos.

O dado que mais chama a atenção, porém, revela que o carro elétrico é um sonho de consumo do brasileiro e está ligado a um bom status social — para 98% dos participantes do levantamento, os donos desses carros são vistos como pessoas bem-sucedidas. O número é superior ao daqueles que enxergam os proprietários dos veículos eletrificados como pessoas preocupadas com o meio ambiente (48%).

Segundo o relatório, 37% das pessoas disseram que o apelo tecnológico é o principal fator para a aquisição, já 35% querem um carro elétrico ou híbrido por conta dos benefícios em custos e isenções; outros 27% acreditam que a questão ambiental seja o maior fator motivador para o uso desses modelos.

A pesquisa foi realizada com pessoas de todo o Brasil em fevereiro deste ano e, ao todo, foram entrevistados 1.200 brasileiros que têm o desejo de adquirir um veículo elétrico ou híbrido nos próximos meses. Homens e mulheres participaram das entrevistas, inclusive, 41% daquelas que desejam comprar os elétricos são mães — outra informação interessante é que 60% dos entrevistados são das classes A e B.

“A indústria automotiva está mudando de eixo: o consumidor começa a ver as marcas não só como montadoras, mas também como uma indústria de tecnologia. A partir de agora, a percepção tecnológica vai ser fundamental para construir a consideração das marcas desse setor. Isso requer que as empresas repensem sua estratégia, usando dados para oferecer experiências personalizadas, vendendo serviços associados aos seus produtos, e investindo na percepção de eficiência, segurança e entretenimento”, disse a head de negócios para o segmento de Mobilidade do Google Brasil, Lara Guedes, durante o evento Think Mobility.

Cerca de 98% dos entrevistados enxergam os donos de carros elétricos e híbridos como pessoas que conquistaram o sucesso.Cerca de 98% dos entrevistados enxergam os donos de carros elétricos e híbridos como pessoas que conquistaram o sucesso.

Carros híbridos e elétricos

Para 29% das pessoas, o carro é o principal meio de locomoção para o trabalho, já 71% dos entrevistados dizem que os veículos são um meio de se locomover com segurança e conforto. De qualquer forma, os interessados consideram as características tecnologias e de eficiência como prioridade na hora da aquisição.

Os SUVs são a categoria com o maior número de buscas por carros elétricos e híbridos, mas a pesquisa revela que mais de 40% dos entrevistados se interessam por sedans, enquanto mais de 19% têm interesse picapes — o número de pesquisas por sedans elétricos dobrou em 2023, mostrando que a busca por esses modelos está em ascensão.


Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.


Veja também


Fontes