BMW desiste de cobrar assinatura para aquecimento dos bancos em carros

Por André Luiz Dias Gonçalves

08/09/2023 - 09:302 min de leitura

BMW desiste de cobrar assinatura para aquecimento dos bancos em carros

Fonte :  Getty Images/Reprodução 

Imagem de BMW desiste de cobrar assinatura para aquecimento dos bancos em carros no tecmundo

A BMW não vai mais cobrar a assinatura mensal para ativar o aquecimento dos bancos em seus veículos, serviço lançado no ano passado. A mudança de planos foi confirmada pelo membro do conselho de vendas e marketing da marca, Pieter Nota, em entrevista à Autocar na quinta-feira (7).

Desde que foi anunciada pela montadora alemã, a taxa extra pelos bancos aquecidos tem gerado reclamação dos proprietários de carros. Para ativar a funcionalidade, útil principalmente nas regiões mais frias, era necessário pagar US$ 18 por mês, o equivalente a cerca de R$ 90 mensais.

Segundo as queixas postadas em plataformas como o Reddit, a cobrança adicional pelo recurso em automóveis de luxo, que custam pelo menos US$ 50 mil (R$ 248 mil), era exagerada. E os inúmeros relatos nas redes sociais surtiram efeito, com a companhia desistindo da taxa.

Os proprietários de carros BMW não precisam mais pagar pelo aquecimento dos bancos.Os proprietários de carros BMW não precisam mais pagar pelo aquecimento dos bancos.

“Pensamos em fornecer um serviço extra ao cliente, oferecendo a possibilidade de ativá-lo mais tarde, mas a aceitação do usuário não é tão alta. As pessoas sentem que pagaram o dobro — o que na verdade não era verdade, mas a percepção é a realidade, digo sempre. Então essa foi a razão pela qual paramos com isso”, declarou Nota.

Outros serviços adicionais continuam pagos

Se a assinatura para ativação do aquecimento dos assentos foi descontinuada, com o recurso ficando disponível gratuitamente, outras funcionalidades opcionais oferecidas nos carros da BMW continuarão pagas. A montadora planeja expandir a oferta de serviços e funções de software sob demanda em lançamentos futuros.

Entre os recursos pelos quais a empresa poderá cobrar estão a assistência de direção e o mecanismo que auxilia o motorista a estacionar. Trabalhando para aumentar a conectividade dos carros com atualizações over-the-air (OTA), a marca acredita que os clientes aceitam bem esse tipo de assinatura.

“As pessoas sabem que é um determinado software que podem baixar e que custa dinheiro. É o mesmo que baixar um filme ou um recurso extra em um aplicativo. Isso é aceito e fazemos isso com cada vez mais sucesso”, explicou o executivo.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também