O Nintendo Switch quase rodou uma versão customizada do Cyanogen

Por Felipe Gugelmin Valente

21/03/2017 - 05:341 min de leitura

O Nintendo Switch quase rodou uma versão customizada do Cyanogen

Fonte :

Lançado oficialmente no dia 3 de março, o Nintendo Switch quase teve um sistema operacional bastante diferente. Segundo um dos conselheiros da Cyanogen, a companhia japonesa buscou ajuda no passado para desenvolver uma plataforma que reaproveitaria recursos da versão alternativa do Android.

Segundo Kirt McMaster, a Nintendo entrou em contato com ele para construir um sistema “para um certo portátil”. No entanto, ele negou a oferta da companhia que é casa do Mario de uma forma não muito educada — o que, em retrospectiva, pode não ter sido uma decisão muito sábia.

É fácil entender os motivos pelos quais a Cyanogen não aceitou a oferta: contrariando a filosofia da empresa, a Nintendo provavelmente optaria por uma série de restrições à maneira como o software funciona. No entanto, McMaster parece ainda estar aberto a uma possível parceria em uma “versão 2” do console.

O conselheiro também afirmou que, embora o sistema operacional do Switch tenha alguns resquícios do Android, ele se trata essencialmente de um kernel customizado. Conhecida até pouco tempo como uma das maiores distribuições personalizadas do Android, a Cyanogen chegou ao fim em dezembro de 2016 após decisões de negócio que resultaram em uma declaração de falência.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também