Lumia 535: Microsoft anuncia primeiro smartphone da linha sem o nome Nokia

Por Felipe Gugelmin Valente

11/11/2014 - 04:592 min de leitura

Fonte : Assessoria de imprensa/Microsoft

Imagem de Lumia 535: Microsoft anuncia primeiro smartphone da linha sem o nome Nokia no site TecMundo

Conforme havia antecipado, a Microsoft apresentou oficialmente na última segunda-feira (10) o primeiro dispositivo da linha Lumia sem a marca Nokia. Sob a nomenclatura Microsoft Lumia, o modelo 535 não se difere muito em matéria de especificações e design em relação a seus antecessores, tendo como seu principal destaque a nova marca adotada pela fabricante.

Considerado um modelo de entrada, o Lumia 535 apresenta um display de 5 polegadas com resolução qHD (960x540 pixels), processador quad-core de 1,2 GHz e 1 GB de memória RAM. Embora a tela não seja exatamente o maior atrativo do aparelho, segundo o The Verge ela apresenta bons ângulos de visualização, mesmo que os pixels que constituem os elementos mostrados sejam bastante visíveis.

Uma maior quantidade de memória RAM também beneficia o smartphone, especialmente durante a reprodução de games considerados mais pesados. Outros recursos adicionados pela Microsoft são um sistema que ajusta o brilho da tela de forma automática e uma câmera frontal grande angular com um sensor de 5 megapixels.

Especificações técnicas

  • Sistema operacional: Windows Phone 8.1 (Denim)
  • Display: IPS LCD de 5 polegadas
  • Resolução: qHD (960x540 pixels)
  • Densidade: 220 ppi
  • Processador: Snapdragon 200 quad-core de 1,2 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Câmera principal: 5 megapixels com flash de LED
  • Câmera frontal: 5 megapixels com lente grande angular
  • Armazenamento interno: 8 GB (expansível com cartões micro SD de até 128 GB)
  • Armazenamento gratuito na nuvem: 15 GB
  • Sensores: luz ambiente, proximidade, acelerômetro
  • Bateria: 1.905 mAh
  • Cores: ciano, verde-claro, laranja claro, preto e cinza escuro
  • Proteções traseiras intercambiáveis

Foco no mercado de entrada

O novo aparelho deixa claros os planos da Microsoft, que, em vez de competir com grandes nomes, como o iPhone, a linha Galaxy S ou dos dispositivos Nexus, quer se focar no mercado de entrada. Com isso, a empresa segue a mesma estratégia adotada pela Nokia — incluindo o uso do nome Lumia para promover seus dispositivos.

Galeria 1

 

“Acreditamos que as pessoas têm um bom conhecimento e um entendimento básico de nosso sistema de numeração”, afirmou Neil Broadley, diretor de marketing de celulares da Microsoft ao The Verge. “Lumia é basicamente nossa marca de smartphones”, explicou ao mesmo tempo que deixou claro que o nome Surface vai continuar sendo usado exclusivamente para  promoção de “experiências icônicas de tablets”.

A empresa pretende lançar o Lumia 535 ainda em novembro deste ano pelo preço sugerido de 110 euros (aproximadamente US$ 130), valor ligeiramente superior ao cobrado pelo Lumia 530. Inicialmente, o dispositivo vai estar disponível em mercados asiáticos para depois chegar à Rússia e ao Oriente Médio, processo que deve demorar alguns meses.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também