Pokémon GO ajuda a zerar suicídios em local conhecido por mortes no Japão

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

03/04/2017 - 08:291 min de leitura

Pokémon GO ajuda a zerar suicídios em local conhecido por mortes no Japão

Fonte :

Imagem de Pokémon GO ajuda a zerar suicídios em local conhecido por mortes no Japão no tecmundo

É verdade que Pokémon GO perdeu uma grande parcela de jogadores pelos mais diversos motivos desde que foi lançado, mas os remanescentes têm feito muito mais do que só continuado a capturar criaturas virtuais com realidade aumentada. No Japão, o game tem ajudado até a prevenir mortes.

Segundo o site Rocket News, a presença constante de jogadores na cadeia de penhascos de Tojinbo impediu até agora o registro de qualquer suicídio da região — e o local é um dos vários pontos do país escolhidos para esse propósito por japoneses.

Além de um ponto turístico famoso, Tojinbo registrou 16 mortes em 2016. Até agora, em 2017, nenhuma aconteceu. E quem garante isso é o chefe da patrulha voluntária de prevenção contra suicídios do local, Yukio Shige. De acordo com ele, a taxa já havia diminuído quando o jogo saiu, mas só agora foi possível notar que a ligação com Pokémon GO não é só coincidência.

Quase sem querer

Segundo Shige, as pessoas tendem a não consolidar o suicídio em locais movimentados ou onde pessoas estão se divertindo. Por isso, a presença de grupos de amigos ou pais e filhos caçando tem sido essencial para tirar esse clima negativo e trazer uma nova atmosfera a Tojinbo.

A taxa de pessoas jogando no local, mesmo não sendo exatamente de fácil acesso, se dá por conta do surgimento frequente de criaturas raras. Há até quem passe a noite por lá com a tela do smartphone ligada — e isso também ajuda a vigilância de Shige, já que garante a presença de pessoas até nos pontos mais remotos de Tojinbo todas as horas do dia.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também