Premier League vai usar iPhones para detectar se o jogador está impedido

Por Igor Almenara Carneiro

15/08/2024 - 17:322 min de leitura

Premier League vai usar iPhones para detectar se o jogador está impedido

Fonte : Genius Sports/Reprodução

O iPhone vai ser usado como ferramenta para detectar a posição de impedimento. A Premier League contratou a companhia Genius Sports, responsável por equipar as partidas com os celulares da Apple e alimentá-los com tecnologia de aprendizagem de máquina.

Chamada "Semi-Assisted Offiside Technology" (SAOT), a tecnologia da Genius Sports oferece mais material para apoiar os árbitros na tomada de decisão durante as partidas. O sistema desenvolve uma renderização tridimensional de cada jogador envolvido, assim permitindo que os oficiais saibam exatamente a posição deles e visualizem melhor onde está a linha de impedimento.

"Nós estamos saindo das câmeras 4K, que eram significativamente mais caras", pontuou o diretor de produto da Genius, Matt Fleckenstein, em entrevista para o The Verge. "Queremos ver se podemos migrar para um celular mais pronto para uso", continuou.

O sistema SAOT cria uma espécie de renderização tridimensional do campo e dos jogadores.
O sistema SAOT cria uma espécie de renderização tridimensional do campo e dos jogadores.

A escolha dos iPhones, porém, não só pelas capacidades técnicas do dispositivo. O executivo menciona que o aparelho foi decidido com base na familiaridade dos funcionários com o desenvolvimento de software.

Para monitorar o campo, são usados entre 24 e 28 celulares, a maioria deles iPhone 15 Pro. Eles são montados em equipamentos específicos para que seguram dois aparelhos simultaneamente e posicionados em diferentes ângulos para garantir uma boa visão.

Sistema com absurda precisão

Segundo o executivo, essa estratégia entrega entre 7 mil e 10 mil pontos de dados para gerar a visualização tridimensional do jogo. A redundância é essencial para contornar diferenças de iluminação.

A Genius Sports afirma que o SAOT consegue rastrear detalhes específicos do corpo do jogador, chegando a identificar partes individuais bem pequenas, como os dedos. 

As capturas com alta taxa de quadros do iPhone também é bastante útil para o sistema: o impedimento acontece no momento em que a bola é passada para outro jogador. A escolha do quadro exato em que a bola é tocada é fundamental para uma medição precisa, então taxas mais altas permitem melhores resultados.

Dada a profundidade do rastreamento do SAOT, não está claro como as regras do futebol europeu vão se comportar, nem qual parte do corpo será considerada para definir a posição de impedimento. Atualmente, os sistemas VAR consideram entre 30 ou 40 pontos do corpo humano, ou apenas o centro de massa do jogador.

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


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