Pré-venda do iPhone 16 decepciona no primeiro final de semana após estreia

Por Igor Almenara Carneiro

16/09/2024 - 16:002 min de leitura

Pré-venda do iPhone 16 decepciona no primeiro final de semana após estreia

A Apple recebeu 37 milhões de pedidos de iPhone 16 no primeiro final de semana após a estreia, aponta o analista de mercado Ming-Chi Kuo. A estimativa mostra volume 12,7% menor do que a demanda do ano passado.

Segundo Kuo, o principal motivo do total abaixo do esperado é a diminuição nas compras do iPhone 16 Pro e 16 Pro Max. Juntos, a pré-venda dos dois modelos totalizam 26,9 milhões de pedidos.

Os números do primeiro final de semana após a estreia são um dos indicadores comerciais dos novos modelos. Contudo, não devem ser observados sem outros parâmetros para apontar o sucesso (ou insucesso) dos lançamentos.

O iPhone 16 vendeu 38 milhões de unidades no primeiro final de semana de pré-venda.
O iPhone 16 vendeu 38 milhões de unidades no primeiro final de semana de pré-venda.

É impossível dizer o que ocasionou a baixa nas vendas, mas a falta de novidades significativas e a indisponibilidade temporária do Apple Intelligence pode ser um dos motivos. O iPhone 16 Pro é visualmente idêntico ao iPhone 15 Pro, com exceção do novo Controle de Câmera e da nova cor.

Isso não significa, porém, que não há melhorias no iPhone 16 Pro. Os modelos comportam uma câmera ultrawide de 48 MP e chipset Apple A18 Pro, aprimorado para rodar tarefas alimentadas com inteligência artificial.

Números impressionantes, mas abaixo do esperado

Abaixo, confira a estimativa de pedidos da pré-venda iPhone 16 no primeiro final de semana:

  • iPhone 16: 7,3 milhões;
  • iPhone 16 Plus: 2,6 milhões;
  • iPhone 16 Pro: 9,8 milhões;
  • iPhone 16 Pro Max: 17,1 milhões.

Numa comparação ano a ano, o iPhone 16 Pro vendeu 27% a menos que seu antecessor direto, o iPhone 15 Pro. O iPhone 16 Pro Max, por sua vez, teve queda de 16% nos pedidos, também considerando seu o modelo anterior.

Em contrapartida, o iPhone 16 base registrou 10% mais pedidos na comparação ano a ano, enquanto o iPhone 16 Plus vendeu 48% mais.

Kuo acredita que a inauguração das ferramentas do Apple Intelligence deve proporcionar um impulso nas vendas dos novos iPhones em 2025, talvez revertendo esse cenário mais frio.

O Apple Intelligence não é só uma ferramenta, mas um conjunto de funções integradas ao ecossistema da Apple. Elas devem chegar em partes, estando a primeira delas presente no iOS 18.1, com lançamento previsto para outubro.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também