Elon Musk suspende relançamento da verificação azul do Twitter

Por JORGE MARIN

22/11/2022 - 05:002 min de leitura

Elon Musk suspende relançamento da verificação azul do Twitter

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Imagem de Elon Musk suspende relançamento da verificação azul do Twitter no tecmundo

Entre as medidas caóticas implantadas no Twitter desde que Elon Musk adquiriu o controle da rede social, a que previa o pagamento de uma mensalidade de US$ 7,99 (R$ 42,50) por todos que desejassem adquirir o selo azul de verificação voltou a ser suspensa, conforme um tweet divulgado na noite de segunda-feira (21) pelo novo dono do Passarinho Azul.

O sistema, introduzido originalmente em junho de 2009, servia como uma forma de distinguir contas notáveis autênticas – como celebridades e organizações – de paródias e zoadores em geral. Com a chegada de Musk, a verificação azul passou a significar também que aquela pessoa tem uma assinatura do Twitter Blue, produto lançado no iOS em 9 de novembro.

Agora, percebendo a meleca que pode ser você pagar por um serviço que pode significar duas coisas, o bilionário tuitou que o produto – programado para relançamento na terça-feira que vem (29) – será novamente suspenso "até que haja grande confiança em poder interromper os casos de falsa identidade".

O caos das identidades falsas

O lançamento de um produto tão ambíguo quanto o novo selo azul de verificação foi uma tremenda bagunça. Assim que receberam suas credenciais, milhares de usuários começaram a se passar por celebridades, grandes companhias e funcionários governamentais. Uma conta fingindo ser a gigante farmacêutica americana Eli Lilly anunciou que passaria a distribuir insulina de graça.

Depois que a notícia falsa provocou uma queda de 4,37% no preço das ações da Eli Lilly na bolsa de valores, Musk percebeu que a coisa poderia ficar muito sérias, e diz agora que “provavelmente usará uma verificação de cores diferente para organizações e para pessoas físicas”. 

Apesar do caos, Musk garante que, somente nesta semana, sua rede conquistou novos 1,6 milhão de usuários ativos diários monetizáveis. No entanto, para chegar a esses números, utilizou as mesmas métricas que acusava de imprecisas quando tentava desistir da aquisição da plataforma.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


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