Rede social X faz limpa em bots e avisa sobre possível queda de seguidores

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

05/04/2024 - 05:152 min de leitura

Rede social X faz limpa em bots e avisa sobre possível queda de seguidores

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Rede social X faz limpa em bots e avisa sobre possível queda de seguidores no tecmundo

A rede social X, o antigo Twitter, iniciou nesta semana um novo processo de limpeza na plataforma. Desde a quinta-feira (4), um grande número de contas automatizadas e acusadas de spam será deletado por atividades consideradas irregulares.

"Estamos iniciando uma iniciativa significativa e proativa para eliminar contas que violem nossas Regras contra manipulação de plataforma e spam", diz o recado publicado no serviço. O dono da rede social, Elon Musk, também comentou que um "expurgo de bots e trolls" está em andamento.

Como a própria companhia reforça, a limpeza pode significar também que usuários notem uma queda no número de seguidores. Esse número varia de acordo com o tamanho do perfil e a quantidade de robôs que seguiam cada pessoa.

Bots são preocupação antiga de Musk

"A X Corp rastreará as pessoas responsáveis e aplicará toda a força da lei sobre elas", diz o bilionário. Ele ainda avisa que perfis legítimos podem ser afetados pela limpeza de acordo com o comportamento do usuário, com a recomendação de que eventuais falsos positivos sejam reportados ao suporte.

Musk está em uma saga conta as contas automáticas e de publicação massiva na rede social desde que estava prestes a adquirir o então Twitter. Em maio de 2022, ele até ameaçou não comprar a empresa preocupado com a possível quantidade de perfis que não eram autênticos.

Musk está em uma cruzada contra os bots no X, mas não conseguiu resultados até o momento.Musk está em uma cruzada contra os bots no X, mas não conseguiu resultados até o momento.

Mesmo após várias promessas, incluindo um aplicativo de contagem de robôs e cobrar uma taxa de todos os usuários para usar a plataforma, nada foi feito. Ao contrário, a quantidade de contas automatizadas — algumas até com o selo de verificado, indicando que pagavam o X Premium — na verdade, parecem ter subido, segundo usuários frequentes.

Relatórios feitos nos meses seguintes indicavam que até vários dos seguidores do próprio bilionário eram falsos


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também