TikTok dispara notificações incorretas e reacende alerta sobre fake news

Por Igor Almenara Carneiro

12/08/2024 - 16:482 min de leitura

TikTok dispara notificações incorretas e reacende alerta sobre fake news

Fonte : GettyImages

O app TikTok está enviando notificações enganosas (ou bastante atrasadas) para usuários. A plataforma emite alertas sobre tsunamis ou até divulga informações falsas sobre pessoas famosas. As informações são do site Financial Times.

As notificações do TikTok têm proposta similar a de outros apps de redes sociais: destacar publicações em alta e atrair o usuário para a plataforma.

Contudo, o conteúdo exibido no TikTok aparentemente não passa por curadoria humana — o que é um problema para esse tipo de formato. O usuário tende a confiar nas notificações recebidas no celular e, por vezes, pode presumir que a informação é verdadeira sem antes checar em outras fontes.

O TikTok está enviando notificações de conteúdo falso, enganoso ou absurdamente atrasado, no aplicativo.
O TikTok está enviando notificações de conteúdo falso, enganoso ou absurdamente atrasado, no aplicativo.

"Quando você recebe  uma notificação sobre alguma coisa, geralmente assume que isso é algo que foi curado pela plataforma e não só um post aleatório puxado do seu feed", disse a pesquisadora da Universidade do Nordeste em Boston, Estados Unidos, Laura Edelson. "As notificações tem um selo adicional de autoridade", continuou.

O TikTok e o X, antigo Twitter, emitem notificações com frequência. O conteúdo geralmente é uma publicação que está bombando (não necessariamente relevante para você), até mesmo de perfis desconhecidos.

Esse mesmo mecanismo foi utilizado para alertar usuários dos Estados Unidos de que o app poderia ser banido no país.

Recomendações automáticas de conteúdo

Contudo, o FT percebeu que o TikTok não tem o devido cuidado com a procedência das informações enviadas como notificação. Alguns dos alertas encontrados recentemente mencionam o fim do tour de Taylor Swift divulgado por um site satírico, o banimento de cinco anos de um jogador de baseball dos EUA que nunca aconteceu, e o aviso de um tsunami no Japão, mas que aconteceu três semanas antes.

De acordo com o FT, pelo menos 20 pessoas comentaram nas publicações que clicaram na publicação. Elas acreditavam que se tratava de uma notícia verificada, não uma publicação de um perfil aleatório.

Contatado pelo site, o TikTok afirma ter removido as notificações mencionadas na reportagem. Contudo, a plataforma se negou a revelar como o app determina quais publicações devem ser impulsionados por notificações.

Atualmente, o TikTok oferece várias opções para controle de notificações. A partir do aplicativo, é possível desligar os avisos de "publicações de pessoas que você talvez conheça" ou de "posts que você pode gostar".

Além disso, também é possível desligar as notificações totalmente a partir do menu de configurações do celular, seja Android ou iOS.

 

 

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Tags