General Eletric quer trazer sistema de refrigeração usado em jatos para os ultrabooks [vídeo]

Por Felipe Gugelmin Valente

12/12/2012 - 05:551 min de leitura

Fonte :

Imagem de General Eletric quer trazer sistema de refrigeração usado em jatos para os ultrabooks [vídeo] no site TecMundo

A General Electric (GE) quer substituir as ventoinhas usadas para refrigerar ultrabooks atuais por uma nova tecnologia mais fina, eficiente e silenciosa. Desenvolvido inicialmente para o uso em jatos de alto desempenho, a tecnologia conhecida como “Dual Piezoelectric Cooling Jets” (DCJ) promete manter dispositivos eletrônicos na temperatura ideal.

O novo sistema de refrigeração atua de forma semelhante a um diafragma, expandindo sua parte central para sugar ar quente somente para comprimir-se no momento seguinte, fazendo com que ele seja enviado para fora do laptop. Segundo a GE, a novidade consome metade da energia de um cooler convencional, demandando somente metade do espaço para ser instalada.

Tecnologia mais eficiente e confiável

A empresa também afirma que o acessório é bastante silencioso e confiável, dispensando qualquer espécie de manutenção durante um tempo considerável. Até o momento, a novidade só foi demonstrada em laboratório, porém diversas companhias já receberam kits de demonstração do produto — entre elas está a japonesa Fujikura, que deve ajudar a produzir a tecnologia em escala industrial.

(Fonte da imagem: Divugalção/GE Newscenter)

Apesar dos esforços da GE, ainda deve demorar um tempo considerável antes que o novo método de resfriamento esteja disponível para o público em geral. A expectativa é que os primeiros ultrabooks equipados com o DCJ sejam lançados de forma discreta somente em algum ponto de 2014.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também