Problemas do Galaxy Note 7 afastam consumidores chineses da Samsung

Por Felipe Gugelmin Valente

28/09/2016 - 10:571 min de leitura

Problemas do Galaxy Note 7 afastam consumidores chineses da Samsung

Fonte :

As explosões de bateria que marcaram o lançamento do Galaxy Note 7 começam a mostrar os primeiros resultados negativos para a imagem da Samsung. Diante dos problemas do smartphone top de linha, muitos consumidores chineses estão dando preferência maior a marcas como HTC, Apple e Xiaomi.

Uma pesquisa conduzida pela iiMedia Research com 12 mil consumidores fieis à Samsung mostrou que 51,1% deles estão dispostos a mudar de marca ao comprar seus próximos smartphones. Já 18,5% dos consumidores consultados estão ao menos cogitando fazer isso, enquanto 29,6% afirmam que não estar preocupados com os problemas recentes, já que eles foram causados por fatores externos à fabricante.

O relatório é especialmente preocupante para a Samsung

Entre os consumidores que afirmam estar dispostos a fazer uma mudança, 37% disseram que vão migrar para a Apple e 26% para a HTC. Os demais vão dar preferência a marcas locais como Xiaomi, Meizu, Oppo e outros nomes mais desconhecidos entre o público ocidental. O relatório é especialmente preocupante para a Samsung, visto o tamanho e a importância do mercado chinês.

Em 2013, a companhia detinha 21% do mercado local, fatia que se reduziu a 8% este ano. Entre os motivos para a queda está desde o crescimento de empresas locais até a entrada da Apple (que também ganhou espaço com a introdução de iPhones com telas maiores). Caso a pesquisa da iiMedia reflita com precisão a realidade e a Samsung não faça o suficiente para retomar sua imagem, ela corre o risco de se ver de fora de um dos mercados mais lucrativos do mundo.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também