Samsung registra patente para 'lentes de contato inteligentes'

Por Leonardo Muller

07/04/2016 - 05:562 min de leitura

Samsung registra patente para 'lentes de contato inteligentes'

Fonte : engpat

Imagem de Samsung registra patente para "lentes de contato inteligentes" no tecmundo

O departamento de propriedade intelectual da Coreia do Sul concedeu à Samsung uma patente bastante interessante. O documento revela detalhes de um conceito de “lentes de contato inteligentes” desenvolvidas para proporcionar realidade aumentada para os usuários, mais ou menos da mesma forma que acontecia no Google Glass: imagens com informações importantes seriam projetadas diretamente no olho do usuário.

Ao que parece, o dispositivo seria tão discreto e compacto quanto uma lente de contato comum e poderia ter inclusive uma câmera, para filmar e fotografar com apenas uma piscada. Como a patente traz apenas o conceito básico, não há como saber exatamente qual seria a qualidade das imagens feitas por um aparelho tão compacto como esse.

undefinedEsquema plano de uma possível lente inteligente

Mesmo assim, só o fato de essa câmera existir já levantaria preocupações quanto à privacidade de outras pessoas ao redor do usuário, que poderiam ser filmadas sem sequer perceberem.

Já faz tempo

A Samsung pediu o registro inicial dessa novidade em 2014, mais ou menos na época em que a Google estava lançando o seu Google Glass para os testadores. O aparelho foi abandonado pela empresa por ser pouco discreto e por ter levantado a ira de muita gente em volta dos usuários em locais como bares e restaurantes.

É interessante notar ainda que a coreana registrou há dois anos uma marca chamada “Gear Blink” nos EUA e na Coreia do Sul. Como “blink” significa “piscar” em português, rumores já estão sendo levantados sobre a possibilidade de a Samsung estar avançada o suficiente nesse projeto a ponto de ter um lançamento previsto para os próximos meses ou anos.

Galeria 1

Processamento

Essa lente inteligente, entretanto, funcionaria apenas pareada com algum aparelho principal, como um smartphone ou tablet, por exemplo. Não foi especificado como eles se conectariam, mas o mais provável seria via Bluetooth.

O que levanta ainda mais curiosidade é o fato de componentes eletrônicos atuais, mesmo sendo finos e pequenos, ainda não são invisíveis ou incolores para conseguirem se disfarçar em uma lente. Será que a Sammy já resolveu esse problema?

Você usaria uma lente de contato inteligente para exibir informações importantes direto no olho? Comente no Fórum do TecMundo

Veja também