Samsung inicia produção de nova memória DRAM com módulos HBM2

Por Felipe Gugelmin Valente

20/01/2016 - 07:151 min de leitura

Samsung inicia produção de nova memória DRAM com módulos HBM2

Fonte : Samsung

A Samsung anunciou na última terça-feira (19) que iniciou a produção em massa daquela que pode ser considerada a memória DRAM mais veloz do mundo. Usando módulos HBM2, o novo produto é capaz de transmitir dados em velocidades de até 256 GBps, o que o torna  sete vezes mais veloz que o chip DRR5 mais rápido do mercado atual.

Segundo a empresa sul-coreana, a novidade, que usa um processo de fabricação em 20 nanômetros, inicialmente vai ser oferecida a fabricantes de servidores que insistem em trabalhar com as tecnologias mais avançadas. Em um momento posterior, o produto também deve permitir que a AMD e a NVIDIA produzam placas gráficas significativamente mais poderosas que suas opções atuais.

undefined

A Samsung está construindo módulos de 4 GB com quatro camadas de núcleos de 8 gigabits e pretende oferecer uma opção com 8 GB até o final de 2016. Segundo a companhia, os novos produtos vão oferecer uma economia de espaço na ordem de 95% em comparação com soluções que empregam a tecnologia GDDR5.

Em um comunicado oficial, a corporação afirmou que vai continuar trabalhando para aumentar sua capacidade de produção e, assim, cumprir a demanda crescente dos segmentos de sistemas de redes e servidores. A companhia também espera expandir sua linha de soluções DRAM baseadas em módulos HBM2 como forma de aumentar sua participação no mercado de computação.

Qual impacto você acredita que a nova tecnologia vai trazer ao mercado? Comente no Fórum do TecMundo


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também