Fiat Chrysler está pagando para hackers encontrarem falhas em seus carros

Por Igor Napol

15/07/2016 - 07:102 min de leitura

Fiat Chrysler está pagando para hackers encontrarem falhas em seus carros

Fonte : Wired

Imagem de Fiat Chrysler está pagando para hackers encontrarem falhas em seus carros no tecmundo

Lembra daquela história recente de hackear um BMW usando apenas um navegador? Pois bem, parece que a Fiat Chrysler não quer passar pelo mesmo problema e, para isso, está contando com a ajuda daqueles que representam o maior risco para os carros conectados: os hackers.

A empresa está pagando entre US$ 150 (R$ 487) e US$ 1,5 mil (R$ 4,8 mil) para os profissionais que encontrarem possíveis brechas na segurança dos sistemas utilizados em seus veículos e alertarem a companhia sobre isso. Como dizem por aí: se não pode contra eles, junte-se a eles. Ou ofereça dinheiro, dá quase na mesma.

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A iniciativa, que não é bem uma novidade, veio de uma parceria com a Bugcrowd Inc., baseada em São Francisco, nos EUA. Esta organiza programas de "caça à recompensa" para gratificar hackers que optam por ajudar as companhias.

Essa mesma empresa trabalha com a Tesla desde que a companhia de Elon Musk descobriu uma falha grave, divulgada por especialistas em segurança, que permitia que um Model S fosse desligado através de uma invasão ao sistema de entretenimento – como em todo bom computador sobre rodas, tudo foi resolvido através de um patch.

undefinedEspecialistas em segurança conseguiram descobrir uma forma de desligar um Tesla Model S através do sistema de infotainment

No caso da Fiat Chrysler, o ponto crítico foi uma demonstração feita por dois pesquisadores que conseguiram assumir o controle de um Jeep Cherokee à distância, usando um laptop, enquanto o veículo trafegava por uma estrada. O modelo teve que ser submetido a um recall para resolver o problema, mas recalls não fazem bem para a marca.

Com uma carga tão grande de eletrônicos, conectividade e um aumento no uso do conceito "smartcar", as montadoras estão cada vez mais preocupadas com a segurança cibernética de seus veículos, que podem ser alvos de roubos de informações ou até mesmo, em casos mais bizarros, de sequestros remotos ao travar os motoristas dentro dos carros e só destravá-lo depois do pagamento de um resgate.

É por isso que, além de contar com equipes de cibersegurança, as montadoras estão apelando também para ajuda de fora. A iniciativa da Fiat Chrysler e da Tesla já é bem comum em outros meios da tecnologia e a parceria improvável tem rendido bons resultados para as empresas.

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