Atualização falsa do Windows 10 instala ransomware em PCs

Por André Luiz Dias Gonçalves

02/05/2022 - 09:301 min de leitura

Atualização falsa do Windows 10 instala ransomware em PCs

Fonte :  BleepingComputer/Reprodução 

Imagem de Atualização falsa do Windows 10 instala ransomware em PCs no tecmundo

O ransomware Magniber, distribuído por meio de falsas atualizações de softwares, voltou a fazer vítimas em vários países. Desta vez, o malware está se espalhando via updates maliciosos do Windows 10, conforme relatou o BleepingComputer no último sábado (30).

A praga virtual foi detectada pela primeira vez em 2017 e no início de 2022 foi disseminada em atualizações maliciosas do Google Chrome e do Microsoft Edge. Agora, o programa vem sendo distribuída em pacotes de arquivos que supostamente atualizam a versão anterior do Windows. Essa nova campanha tem como alvos estudantes e usuários domésticos, principalmente.

Desde o início de abril, os cibercriminosos por trás do ataque estão espalhando o ransomware em arquivos nomeados como Win10.0_System_Upgrade_Software.msi e Security_Upgrade_Software_Win10.0.msi, entre outras compilações falsas, segundo a publicação. Eles são promovidos como uma suposta atualização cumulativa ou de segurança do sistema.

Pedido de resgate para vítimas do Magniber.Pedido de resgate para vítimas do Magniber.

Ainda não está claro como as atualizações falsas do Windows 10 chegam aos alvos, mas se eles caírem no golpe são direcionados a sites fraudulentos para baixar os pacotes. Após a instalação do Magniber, disfarçado em meio à compilação, os arquivos do computador são criptografados.

Resgate pode custar caro

Uma vez instalado no PC, o agente malicioso exige o pagamento de resgate para que o usuário tenha acesso aos arquivos sequestrados. Na maior parte dos casos, os criminosos virtuais estão exigindo 0,068 bitcoin para liberar os dados, o equivalente a mais de R$ 13 mil pela cotação do dia, valor considerado alto para usuários comuns.

No momento, não existem meios conhecidos de descriptografar arquivos infectados pelo ransomware Magniber gratuitamente. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para evitar que o seu dispositivo seja afetado pela praga virtual, como não baixar arquivos de fontes desconhecidas.

As atualizações do Windows 10 geralmente são disponibilizadas automaticamente, via Windows Update, não exigindo acesso a outras plataformas. E quando for necessário baixar algum arquivo, verifique se ele está armazenado no site oficial da Microsoft.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também