Insomniac Games: criminosos publicam arquivos do estúdio após ransomware

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

19/12/2023 - 02:172 min de leitura

Insomniac Games: criminosos publicam arquivos do estúdio após ransomware

Fonte :  Insomniac Games/Divulgação 

Imagem de Insomniac Games: criminosos publicam arquivos do estúdio após ransomware no tecmundo

Os cibercriminosos que invadiram os sistemas da desenvolvedora Insomniac Games divulgaram arquivos internos do estúdio. A informação foi publicada pelo grupo Rhysida em fóruns de negociação de dados roubados e os materiais já circulam em redes sociais.

Ao todo, são cerca de 1,3 milhão de arquivos com aproximadamente 1,6 TB. A Rhysida alega que esse material representa 98% do conteúdo roubado, enquanto os demais dados foram vendidos para partes interessadas.

A invasão foi tornada pública em 12 de dezembro, quando os cibercriminosos detalharam o golpe e publicaram amostras do material roubado. Em resposta, a Sony disse apenas estar investigando o caso.

Como o grupo hacker divulgou todos os arquivos, especula-se que a empresa japonesa não pagou o resgate solicitado pelos responsáveis pelo ransomware — prática que é considerada a mais indicada por especialistas em segurança digital.

O estúdio fundado em 1994 é hoje parte do PlayStation Studios.O estúdio fundado em 1994 é hoje parte do PlayStation Studios.

Segundo os invasores, todo o processo de obtenção dos dados levou "entre 20 a 25 minutos" e teve o dinheiro como a única motivação.

O que vazou do hack da Insomniac Games

O site CyberDaily teve acesso a parte do material e divide ele em três categorias. A maior parte envolve conteúdos de Wolverine, próximo jogo do estúdio e que ainda está em desenvolvimento. 

Os dados do título, baseado no personagem dos X-Men e anunciado em 2021, incluem "materiais de personagens e design de fases", além de imagens, vídeos e uma build supostamente jogável via kit de desenvolvimento do PlayStation 5.

O jogo do Wolverine.O jogo do Wolverine.

Além disso, o grupo teria roubado também documentos do departamento de Recursos Humanos da Insomniac Games, o que inclui dados pessoais de funcionários, conversas registradas no Slack e até contratos estabelecidos com o estúdio. 

Nesse caso, há detalhes sobre um acordo entre Sony e Marvel para mais jogos baseados em personagens da empresa — inclusive três títulos da saga X-Men, com o primeiro deles sendo Wolverine. Praticamente todo o cronograma da companhia até 2030 consta nos documentos, incluindo Marvel's Spider-Man 3, um jogo do personagem Venom e um novo Ratchet & Clank.

O vazamento envolve ainda materiais do jogo mais recente da empresa, o elogiado Marvel's Spider-Man 2. Até o momento, a Insomniac Games não se pronunciou sobre o caso. A Sony também não voltou a comentar a situação. 

Essa é a segunda grande invasão sofrida por uma divisão da companhia no semestre, após um suposto roubo de dados de seus servidores em outubro.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também