13 mil pessoas tiveram transmissões de câmera de segurança vazadas

Por Igor Almenara Carneiro

22/02/2024 - 02:002 min de leitura

13 mil pessoas tiveram transmissões de câmera de segurança vazadas

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Imagem de 13 mil pessoas tiveram transmissões de câmera de segurança vazadas no tecmundo

Mais de 13 mil consumidores tiveram transmissões de câmeras da Wyze afetadas por uma falha do serviço ocorrida na sexta-feira (16). A informação foi revelada em um e-mail oficial encaminhado aos usuários afetados.

"A interrupção originou-se de nosso parceiro AWS e desligou os dispositivos Wyze por várias horas na manhã de sexta-feira. Se você tentou visualizar câmeras ou eventos ao vivo durante esse período, provavelmente não conseguiu", informou a empresa no comunicado.

Em uma tentativa de restabelecer os serviços de transmissão ao vivo, o Wyze acabou expondo circuitos internos dos usuários. Por um instante, consumidores puderam observar as câmeras de outras pessoas.

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Inicialmente, o cofundador da Wyze, David Crosby, afirmou que só 14 consumidores viram transmissões alheias. Porém, posteriormente, o número aumentou para 13 mil consumidores afetados.

A instabilidade na plataforma fez com que as transmissões de estranhos aparecessem na aba "Eventos". Assim que o problema foi percebido pela Wyze, a ferramenta foi desabilitada.

Segundo a Wyze, cerca de 1,5 mil pessoas tentaram acessar as transmissões alheias e algumas delas conseguiram visualizar a transmissão em tempo real.

A companhia afirma que a falha aconteceu devido a uma biblioteca cliente de cache de terceiros integrada ao sistema. "Esta biblioteca cliente recebeu condições de carga sem precedentes causadas por dispositivos voltando a ficar online de uma só vez.

Como o resultado do aumento da demanda, ele confundiu o mapeamento de ID de dispositivo e ID de usuário e conectou alguns dados a contas incorretas", pontuou a empresa.

Falha repetida

Em setembro de 2023, uma falha semelhante afetou consumidores da Wyze. Na ocasião, a brecha permitiu que consumidores visualizassem todos os eventos registrados pelo circuito de câmeras de outra pessoa — bem parecido com o que rolou no caso mais recente.

Consumidores estão bem insatisfeitos com o vazamento. Nas redes sociais, o público diz se sentir violado pela vulnerabilidade.

Agora, a Wyze trabalha para solucionar o problema adicionando uma camada adicional de verificação para a aba Eventos. "Também modificamos nosso sistema para ignorar o cache para verificações nas relações usuário-dispositivo até identificarmos novas bibliotecas de clientes que sejam exaustivamente testadas para eventos extremos como os que vivenciamos na sexta-feira", explicou a empresa.

Ao final do comunicado, a empresa se desculpou pelo ocorrido. Porém, isso não deve ser o suficiente para impedir os possíveis processos derivados da brecha.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


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