Bancos explicam como funciona o Golpe do 'Pix errado'; entenda

Por Igor Almenara Carneiro

16/08/2024 - 16:152 min de leitura

Bancos explicam como funciona o Golpe do 'Pix errado'; entenda

Fonte : GettyImages

Criminosos aproveitam uma brecha de uma ferramenta do Banco Central (BC) para disseminar o golpe do "Pix errado", alertou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os golpistas aproveitam o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para roubar o dinheiro de vítimas.

O MED é uma função do Pix inaugurada em 2021. A ferramenta facilita a devolução de valores em caso de fraudes, bloqueando os recursos da conta recebedora após a reclamação de fraude ou de transferências feitas por engano.

A partir da queixa, o banco avalia o caso em detalhe e, se constatado comportamento típico de fraudes, devolve o dinheiro para a conta original.

O golpe do
O golpe do "Pix errado" abusa da boa vontade da vítima e do MED, mecanismo de devolução do Banco Central.

Porém, o MED se tornou um meio para roubar o dinheiro de desavisados. O golpe acontece em várias etapas e envolve estratégias de engenharia social para persuadir a vítima e convencê-la a devolver o dinheiro recebido "por engano".

A tática é a seguinte:

  1. O golpista envia o dinheiro para a conta da vítima usando uma chave Pix descoberta (geralmente, número de telefone);
  2. O criminoso então entra em contato com a vítima informando sobre o envio acidental do valor, então solicita o reembolso da quantia;
  3. Porém, em vez de solicitar devolução para a conta original, ele pede que a vítima faça um Pix para uma terceira conta;
  4. Se o processo for concluído com sucesso, o golpista aciona o MED do Banco Central e relata uma fraude;
  5. A instituição bancária vai conferir a queixa e constata que o dinheiro foi repassado para uma terceira conta, um comportamento comum em fraudes. Então, se der certo, o banco devolve o dinheiro para a conta original, deixando a vítima no prejuízo.

Há formas de se proteger

Felizmente, existem mecanismos nativos do Pix para evitar que golpes como esse aconteçam. Se você receber um Pix por engano, deve utilizar a ferramenta de devolução oficial para reenviar o valor.

A função de devolução está comumente localizada dentro do app do banco, possivelmente em uma tela dedicada aos registros de transferências Pix. O caminho para a seção varia conforme o aplicativo.

Além disso, desconfie sempre de contatos desconhecidos solicitando devolução de valores por Pix. Nunca faça o estorno para uma terceira conta.

 

 

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também