85% dos aparelhos Windows Phone vão perder o suporte ao Skype

Por Felipe Gugelmin Valente

24/10/2016 - 06:481 min de leitura

Fonte :

Caso você seja um dono de um aparelho com as versões 8, 8.1 ou até mesmo 10 do Windows Phone (ou Windows Mobile), a Microsoft não tem boas notícias para você. Este mês, a companhia decidiu encerrar o suporte oferecido a versões mais antigas do Skype, em uma decisão que deve afetar pelo menos 85% dos aparelhos vendidos pela empresa até o momento.

Atualmente, muitas pessoas já não conseguem encontrar o aplicativo na Windows Store, mas conseguem baixá-lo através de links direto. No entanto, essa solução deve deixar de funcionar no começo de 2017 conforme o mensageiro instantâneo deixa de funcionar em grande parte das plataformas da Microsoft.

A situação é fruto da decisão de migrar as funcionalidades do Skype para a nuvem, algo que também afetou a versão do aplicativo para o Windows RT. A situação também afeta usuários do Android que possuem a versão 4.0.2 ou anterior do sistema operacional, que também se veem incapazes de baixar o software na loja Google Play.

Situação complicada

somente 13,7% dos donos de aparelhos da Microsoft estão usando a versão mais recente do sistema 

Usuários do sistema da Microsoft que pretendem continuar usando o software devem ter pelo menos a versão de aniversário do Windows 10 Mobile para poder utilizá-lo. Segundo o Phone Arena, somente 13,7% dos donos de aparelhos da Microsoft estão usando a versão mais recente do sistema operacional, sendo que 9,5% desses usuários estão presos à build 1511 que não tem suporte ao Skype.

Embora uma fatia desses consumidores consiga migrar para a versão 1607 através do programa Windows Insider, aparelhos com hardwares mais modestos ou produzidos por empresas menores não oferecem essa opção. E é justamente graças a essa situação que se estima que, de uma hora para outra, o Skype pode perder 85% de sua base de usuários que optaram pelo Windows Phone.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também