Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

06/01/2020 - 14:301 min de leitura

Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android

Fonte :

Imagem de Acusado de espionagem, app ToTok está de volta ao Android no tecmundo

O aplicativo ToTok (não confundir com o fenômeno atual TikTok) está novamente disponível para download na Google Play. O aplicativo havia sido banido na metade de dezembro do ano passado por causa de acusações de espionagem.

"A espera acabou. Estamos felizes em infomar você que o ToTok está agora disponível para download na loja da Google Play. Obrigado por sua paciência. Vamos nos conectar!", diz a mensagem no blog oficial do serviço, que nega ter cometido qualquer crime.

O caso ganhou certa notoriedade há algumas semanas: o app foi acusado de ser uma ferramenta de espionagem usada pelos governantes dos Emirados Árabes Unidos (EAU) — mais especificamente, depois que você permite ao app acesso a câmera, informações, microfone e outros conteúdos do seu smartphone. Segundo uma matéria publicada na época pelo jornal The New York Times, ele seria na verdade uma ferramenta do grupo de cibersegurança DarkMatter.

Que app é esse?

Espécie de alternativa ao Telegram e WhatsApp, o aplicativo permite que você realize chamadas em áudio e vídeo com alta definição e sem limitação de uso de dados, podendo criar um grupo com até 20 participantes. Atualmente, ele pode ser baixado também em dispositivos da Huawei

Até o momento, a Google não se pronunciou sobre o retorno do aplicativo à plataforma do Android. Por enquanto, ele ainda não retornou à App Store.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também