Função da Play Store que diminui tamanho de apps será obrigatória

Por Mateus Mognon

14/06/2020 - 02:001 min de leitura

Função da Play Store que diminui tamanho de apps será obrigatória

Fonte :  Google 

Imagem de Função da Play Store que diminui tamanho de apps será obrigatória no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou recentemente que a função App Bundle, que diminui consideravelmente o tamanho dos aplicativos, se tornará obrigatória na Play Store a partir de 2021. A ferramenta servirá como pré-requisito para a publicação de novos programas na plataforma.

Em um vídeo publicado no canal de desenvolvedores do Android, que possui legendas em português, a diretora de engenharia da Google, Milena Nikolic, explica que a novidade será obrigatória para novos aplicativos. Porém, a empresa também recomenda que apps atuais adotem a ferramenta.

Lançado há dois anos, o App Bundle é uma ferramenta para desenvolvedores que permite compartimentar e otimizar o aplicativo para que cada aparelho Android faça o download dos códigos necessários para rodar o programa. De acordo com a Google, a ferramenta permite que os apps sejam entregues com tamanho até 65% menor.

Como o App Bundle é uma ferramenta para desenvolvedores, a tendência é que os usuários finais não percebam alterações em seus aplicativos, com a exceção do espaço reduzido de armazenamento. Para quem trabalha com apps, a dica é entrar no site do Android e já se familiarizar com a ferramenta. 

O uso obrigatório do App Bundle não é a única novidade revelada pela Google que promete melhorar a vida dos usuários da Play Store. Recentemente, a companhia também anunciou o Asset Delivery, sistema que promete otimizar a atualização de aplicativos e tornar os downloads mais rápidos.

Além de trazer mais ferramentas para desenvolvedores, a firma também lançou neste mês o primeiro beta do Android 11, que já está sendo distribuído em celulares Pixel e chegará em breve em certos aparelhos da Xiaomi. O teste aberto permite que usuários comecem a experimentar a nova versão do SO para auxiliar no desenvolvimento do programa, que chegará em sua edição final na segunda metade do ano.

Veja também