Windows 10 terá notícias e previsão do tempo na barra de tarefas

Por André Luiz Dias Gonçalves

06/01/2021 - 14:302 min de leitura

Windows 10 terá notícias e previsão do tempo na barra de tarefas

Fonte :  Microsoft/Divulgação 

Imagem de Windows 10 terá notícias e previsão do tempo na barra de tarefas no tecmundo

A Microsoft revelou, nesta quarta-feira (6), alguns dos recursos que estão em teste e podem chegar ao Windows 10 em breve, na próxima grande atualização do sistema operacional em 2021. A principal novidade é a adição de um widget de notícias e previsão do tempo à barra de tarefas.

O novo recurso, chamado pela empresa de “Notícias e Interesses”, fica à esquerda da bandeja do sistema. Ele permite ter acesso rápido e sem interromper o fluxo de trabalho a um “feed integrado de conteúdo dinâmico” atualizado ao longo do dia, incluindo as últimas notícias e informações meteorológicas detalhadas da sua região.

Segundo a gigante de Redmond, o feed pode ser personalizado com os conteúdos de maior interesse do usuário, como esportes, música, tecnologia, política, culinária, educação etc, fornecidos por mais de 4,5 mil veículos de todo o mundo. Na parte de previsão do tempo, mapas meteorológicos ao vivo também estão disponíveis.

O novo widget deve ser disponibilizado até o final de 2021 para todos os usuários.O novo widget deve ser disponibilizado até o final de 2021 para todos os usuários.

A novidade, que no momento pode ser testada pelos integrantes do programa Windows Insiders nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia e Grã-Bretanha, funciona em conjunto com a versão do Microsoft Edge baseado em Chromium, que precisa estar instalado no PC. O recurso também pode ser desativado, caso o usuário não tenha interesse nas informações exibidas.

Outras novidades e melhorias

Além do widget de notícias e previsão do tempo, o build 21286 do Windows 10 Insider Preview traz ainda a possibilidade de criar e gerenciar espaços de armazenamento dentro do aplicativo Configurações. Dessa forma, o usuário consegue adicionar e remover unidades de disco e otimizar os pools mais facilmente.

Há também uma nova opção para executar qualquer comando Linux especificado na inicialização de uma distribuição Windows para Linux (WSL) e ajustes na ferramenta “Definir fuso horário automaticamente”, com base no feedback dos usuários, facilitando a transição entre diferentes horários.

O build tem ainda melhorias de desempenho na recuperação de arquivos do Windows e a introdução de dois modos de recuperação simplificados, além de apresentar diversas correções de bugs relatados anteriormente pelos participantes do programa de testes da Microsoft.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também