Chromebooks terão novos recursos de edição e produtividade

Por André Luiz Dias Gonçalves

29/07/2022 - 08:301 min de leitura

Chromebooks terão novos recursos de edição e produtividade

Fonte :  Google/Divulgação 

Imagem de Chromebooks terão novos recursos de edição e produtividade no tecmundo

O Google confirmou a chegada de novos recursos aos Chromebooks, trazendo uma série de melhorias para os usuários do ChromeOS. As novidades incluem, principalmente, ferramentas para editar vídeos e melhorar a produtividade, de acordo com o comunicado divulgado na quarta-feira (27).

Uma das funcionalidades que estará disponível em breve no sistema operacional é o novo editor de vídeos do Google Fotos, para “fazer filmes de alta qualidade com apenas alguns toques”, conforme a big tech. O programa permitirá usar imagens guardadas no serviço de armazenamento na nuvem para criar um vídeo do zero ou modificar produções prontas.

O usuário poderá adicionar filtros, legendas, músicas e quadros de títulos com temas sugeridos pela ferramenta, para maior praticidade, além de contar com outros recursos de edição. As fotos e vídeos armazenadas localmente, no notebook, também poderão ser editadas e utilizadas nas produções.

Editor de vídeos do Google Fotos.Editor de vídeos do Google Fotos.

Criadores terão acesso ainda ao aplicativo LumaFusion no Chromebook, segundo a Google. Atualmente exclusivo dos dispositivos da Apple, o editor de vídeos cheio de recursos como transições, gráficos, gradação de cores, efeitos sonoros e visuais, entre outros, vai ganhar versões para o ChromeOS e também o Android.

Mais novidades

A gigante de Mountain View oficializou também a introdução da função para editar PDF no aplicativo Galeria do Chromebook, possibilitando destacar trechos de textos, adicionar anotações e assinar documentos. Ela chega junto com o app Cursive, com o qual o usuário pode escrever e desenhar em dispositivos compatíveis com caneta digital.

Novas opções de personalização do ChromeOS.Novas opções de personalização do ChromeOS.

Vale destacar ainda as ferramentas de gravação, visualização e compartilhamento de vídeos e apresentações com o Screencast e os recursos para gerenciar a agenda e manter o foco. Novas maneiras de personalizar o ChromeOS, incluindo o uso de imagens do Google Fotos como papel de parede e a ativação do modo escuro no sistema operacional, são outras melhorias.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também