Winamp está de volta com novo aplicativo para Windows

Por André Luiz Dias Gonçalves

04/08/2022 - 06:001 min de leitura

Winamp está de volta com novo aplicativo para Windows

Fonte :  Facebook/Winamp 

Imagem de Winamp está de volta com novo aplicativo para Windows no tecmundo

O Winamp, um dos players de música mais populares dos anos 2000, está de volta. A aguardada versão 5.9 do programa, que vinha sendo desenvolvida há cerca de quatro anos, foi finalmente disponibilizada no final de julho, podendo ser baixada e instalada em computadores com Windows.

Liberado como edição "release candidate" (RC), o que significa se tratar de uma edição candidata à versão final, o Winamp 5.9 RC1 Build 9999 chega para atualizar o Winamp 5.8 de 2018. Porém, não há muitas novidades neste primeiro momento, como os próprios desenvolvedores ressaltam.

Entre principais as mudanças anunciadas, há melhorias na compatibilidade com o Windows 11 e aprimoramentos na reprodução de alguns formatos de arquivos. Por outro lado, o novo app do famoso reprodutor de áudio não é mais suportado em PCs antigos, que rodam o Windows XP e o Windows Vista — a compilação requer o Windows 7 SP1 ou posterior para ser instalada.

A nova versão do Winamp não é compatível com Windows XP e Vista.A nova versão do Winamp não é compatível com Windows XP e Vista.

Se a nova versão do Winamp não traz muitas alterações, a princípio, a equipe de desenvolvimento deixou aberta a possibilidade de introduzir mais funcionalidades, mas sem informar qualquer prazo. “As bases já foram lançadas e agora podemos nos concentrar mais nos recursos, seja consertando/substituindo os antigos ou adicionando novos”, escreveram os especialistas.

Download

O Winamp 5.9 RC1 para Windows pode ser baixado gratuitamente no fórum oficial do player. Na página, também está disponível a lista completa de problemas encontrados na nova edição do reprodutor de mídia, lembrando que se trata de uma versão beta, sujeita a bugs e instabilidades.

Sucesso na era pré-streaming, o Winamp era bastante utilizado para tocar as músicas baixadas em plataformas de compartilhamento de arquivos ou para a reprodução de CDs. Ele se diferenciava pelas diversas opções de customização da interface, variando conforme as preferências do usuário.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também