WhatsApp supera Facebook e ganha preferência entre empresas

Por Adriano Camacho

22/09/2022 - 02:301 min de leitura

WhatsApp supera Facebook e ganha preferência entre empresas

Fonte :

Imagem de WhatsApp supera Facebook e ganha preferência entre empresas no tecmundo

Nesta quarta-feira (21), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que o WhatsApp ultrapassou o Facebook em números de contas empresariais. Os dados foram obtidos através da pesquisa TIC Empresas 2021 e detalham que cerca de 72% das empresas possuem conta no mensageiro da Meta. Abrupto, o avanço ocorreu entre 2019 e 2021, sendo impulsionado pela digitalização em razão da pandemia da covid-19.

Em mais detalhes, o estudo mostra que os efeitos positivos não se limitaram ao WhatsApp, onde 54% das empresas possuíam contas em 2019. Na mesma época, 44% das empresas possuíam contas no Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr — crescendo para 66% em 2021. 

O Facebook, em contraste, chamou a atenção de 65% das empresas até 2021, número baixo considerando o avanço de 2% em relação a 2019. No contexto geral, entretanto, verifica-se que o setor comercial está cada vez mais digitalizado, com 87% das empresas com contas em alguma rede social.

Crescimento setorizado

Complementando, a pesquisa ainda detalha mais informações sobre as empresas que adotaram o WhatsApp. Por exemplo, as regiões que mais criaram contas no mensageiro foram o Norte (79%), o Nordeste (77%) e o Sudeste (72%).

Tratando-se dos mercados de atuação, as maiores taxas de adoção entre empresas foram nos setores de: Alojamento e alimentação (80%); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (79%); e informação e comunicação (79%).

Os avanços registrados são uma confirmação dos benefícios promovidos pelas melhorias do WhatsApp voltadas para empresas. Há alguns anos, o mensageiro vem implementando robôs de atendimento automatizado, soluções internas de pagamento, guias de produtos e muitos outros serviços que facilitam o cotidiano dos clientes e do setor comercial.

Atualmente, o WhatsApp testa o lançamento de vendas realizadas diretamente em conversas. Confira mais informações sobre o mensageiro em sua seção especial no TecMundo, clicando aqui!


Por Adriano Camacho

Especialista em Redator


Veja também