Rufus 3.21: programa para criar pendrive bootável ganha melhorias

Por André Luiz Dias Gonçalves

02/12/2022 - 11:002 min de leitura

Rufus 3.21: programa para criar pendrive bootável ganha melhorias

Fonte :  Shutterstock 

Imagem de Rufus 3.21: programa para criar pendrive bootável ganha melhorias no tecmundo

A versão estável do Rufus 3.21 foi lançada na terça-feira (29), alguns dias após a estreia da edição beta, ficando disponível para todos os usuários. O popular programa usado para criar pendrive bootável chega com várias melhorias e novidades nesta atualização.

Um dos destaques adicionados à nova versão é o suporte aprimorado ao Windows, trazendo drivers atualizados para a instalação do sistema operacional da Microsoft. A ferramenta também inclui melhorias na experiência do usuário do Windows e otimizações no suporte às contas locais.

O utilitário ganhou ainda uma série de correções de bugs que podiam dificultar a utilização da versão anterior do Rufus na formatação e criação de mídia de instalação USB. Elas são focadas principalmente nos sistemas de arquivos NTFS e exFAT, de acordo com as notas de lançamento.

O Rufus é um dos programas mais usados para criar pendrives de inicialização.O Rufus é um dos programas mais usados para criar pendrives de inicialização.

Alterações relacionadas ao Grand Unified Bootloader (GRUB) são outro destaque na atualização do Rufus 3.21, corrigindo o suporte para Arch e derivados e a detecção incorreta com prefixos fora do padrão. Há também pequenas correções em mais componentes do software.

Onde baixar?

O download do Rufus 3.21 pode ser feito gratuitamente no site oficial da ferramenta e no GitHub. Em ambas as páginas, é possível encontrar as edições anteriores do programa e também a versão portátil, que roda direto do pendrive.

Após baixar e instalar o utilitário, o usuário já pode usar o pendrive, um cartão de memória ou outra mídia USB para criar um dispositivo de inicialização. Ele funciona como uma alternativa à ferramenta de criação de mídia da Microsoft para a instalação do Windows, permitindo ainda instalar o Linux em PCs e notebooks sem unidade óptica.

Mas para gerar o pendrive bootável (ou outra mídia inicializável), é necessário ter o arquivo ISO do sistema operacional que você deseja instalar.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes