SOS via satélite do iPhone 14 auxilia em resgate no Alasca

Por André Luiz Dias Gonçalves

05/12/2022 - 13:301 min de leitura

SOS via satélite do iPhone 14 auxilia em resgate no Alasca

Fonte :  Unsplash 

Imagem de SOS via satélite do iPhone 14 auxilia em resgate no Alasca no tecmundo

A ferramenta de SOS de emergência via satélite do iPhone 14, lançada pela Apple no mês passado, foi acionada pela primeira vez, ajudando em um resgate no Alasca (Estados Unidos). O caso, ocorrido na quinta-feira (1º), envolveu um homem que ficou preso em uma região isolada, em meio à neve.

Conforme o Departamento de Segurança Pública do Alasca, o homem fazia o trajeto entre as cidades de Noorvik e Kotzebue em uma motoneve, quando acabou preso na neve, em um local frio, remoto e sem conectividade. Diante das dificuldades, o viajante acionou o novo recurso da geração mais recente do iPhone.

O alerta enviado por ele foi recebido no Centro de Resposta de Emergência da Apple, durante a madrugada, que acionou as autoridades locais. Com base nas coordenadas de GPS do celular compartilhadas pela fabricante, equipes de busca conseguiram chegar à área e localizá-lo.

O homem se deslocava de motoneve quando o incidente ocorreu.O homem se deslocava de motoneve quando o incidente ocorreu.

Encontrado pelos oficiais, o homem salvo pelo SOS de emergência via satélite do iPhone 14 foi resgatado sem ferimentos e transportado com segurança até Kotzebue. Não há detalhes a respeito do que o levou a ficar preso no meio do caminho, mas uma das possibilidades é que a sua motoneve tenha apresentado defeito mecânico.

Informações precisas

A equipe de busca que participou do resgate no Alasca ficou impressionada com a “precisão e integridade” das informações fornecidas no alerta de emergência por satélite do novo iPhone, de acordo com o MacRumors. A função é ativada em locais onde não há sinal de celular ou Wi-Fi disponível, permitindo enviar um pedido de socorro.

Inicialmente, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá, mas chegará ao Reino Unido, França, Irlanda e Alemanha em breve. O serviço, que funciona no iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, é gratuito nos dois primeiros anos de uso.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também