Baibu anuncia Ernie Bot, “versão chinesa” do ChatGPT

Por Luiz Paulo Charleaux

08/02/2023 - 04:052 min de leitura

Baibu anuncia Ernie Bot, “versão chinesa” do ChatGPT

Fonte :

Imagem de Baibu anuncia Ernie Bot, “versão chinesa” do ChatGPT no tecmundo

O Baidu confirmou o lançamento do próprio chatbot de inteligência artificial, o Ernie Bot. Segundo a companhia, apelidada de “Google chinesa”, os testes internos do projeto devem ser concluídos até março antes de se tornar público.

O novo chatbot deve se tornar a alternativa chinesa ao popular ChatGPT da OpenAI e ao recém-anunciado Bard AI do Google. Ambos os serviços das empresas norte-americanas não estão disponíveis de maneira oficial no território chinês.

Evolução do projeto Ernie de 2019 até 2023.Evolução do projeto Ernie de 2019 até 2023.

Ernie é a sigla para “Enhaced Representation through Knowledge Integration" (Representação aprimorada por meio da integração do conhecimento, em tradução livre). Descrito como um “grande modelo de linguagem”, o projeto iniciou-se em 2019.

Conforme o Baidu, o chatbot IA se diferencia dos concorrentes devido à integração com “amplo conhecimento de dados massivos”. Com isso, o serviço tem uma “compreensão e capacidade de geração de linguagem e de texto para imagem excepcional”.

Fontes da agência Reuters citam que Ernie Bot deve ser lançado inicialmente como um aplicativo individual. Então, o Baidu irá adicioná-lo gradualmente ao próprio mecanismo de busca, incorporando resultados gerados pelo chatbot às pesquisas.

Anteriormente, Haifeng Wang, diretor de tecnologia da marca, destacou a importância do aprendizado profundo como o cerne da IA. Para o executivo, há um “potencial cada vez mais forte” e as habilidades de criação contribuirão com tarefas importantes e complexas.

Haifeng Wang se tornou diretor de tecnologia da Baidu em 2019.Haifeng Wang se tornou diretor de tecnologia da Baidu em 2019.

Crescimento das ações

Após o anúncio do Ernie Bot, as ações do Baidu subiram mais de 15% na bolsa de valores de Hong Kong. Os papéis chegaram a ser negociados por 162,50 dólares de Hong Kong no início da manhã de terça-feira (7) na Ásia.

Conforme os analistas, essa foi a maior alta das ações da empresa desde fevereiro de 2022. Claramente, a valorização está relacionada às apostas especulativas na nova tecnologia.

Veja também