Microsoft anuncia que Windows Update não vai mais atualizar drivers de impressoras

Por Igor Almenara Carneiro

13/09/2023 - 10:451 min de leitura

Microsoft anuncia que Windows Update não vai mais atualizar drivers de impressoras

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Microsoft anuncia que Windows Update não vai mais atualizar drivers de impressoras no tecmundo

A Microsoft não vai mais entregar atualizações de drivers de impressoras vindas de terceiros no Windows Update. A medida é implementada de forma gradativa para concretizar a estratégia da MS para os próximos quatro anos.

"Com o lançamento do Windows 10 21H2, o Windows oferece suporte de caixa de entrada para dispositivos compatíveis com Mopria em interfaces de rede e USB por meio do Microsoft IPP Class Driver", explica a Microsoft. Segundo a empresa, isso tira a necessidade de fabricantes providenciarem instaladores, drivers e utilitários próprios.

O Windows irá parar de atualizar drivers de impressoras de terceirosO Windows irá parar de atualizar drivers de impressoras de terceiros

Após isso, a entrega de softwares de personalização de experiência poderá acontecer por meio da Windows Store, loja de apps do Windows.

A medida da Microsoft visa reforçar o sistema de segurança de impressões do Windows, numa tentativa de solucionar brechas de segurança com essa categoria de dispositivos.

"Estamos fazendo grandes mudanças na impressão no Windows. Este é o primeiro passo para um sistema de impressão mais seguro e moderno", tuitou Johnathan Norman, líder de pesquisa e engenharia de segurança da Microsoft.

Mudança gradativa

O anúncio aconteceu em setembro de 2023, mas a medida só começa a valer a partir de 2025, segundo o cronograma da Microsoft. Após a data, drivers existentes de impressoras continuarão recebendo atualizações.

Em 2026, a ordem de classificação do driver de impressora será modificada para priorizar o mecanismo nativo do Windows.

Então, em 2027, as atualizações de drivers de impressoras de terceiros não serão mais permitidas no Windows, exceto para correções relacionadas à segurança. Contudo, a Microsoft ressalta que "datas podem mudar" com o tempo.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes