Spotify anuncia recurso de IA para traduzir podcasts automaticamente

Por Igor Almenara Carneiro

25/09/2023 - 12:151 min de leitura

Spotify anuncia recurso de IA para traduzir podcasts automaticamente

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Spotify anuncia recurso de IA para traduzir podcasts automaticamente no tecmundo

O Spotify divulgou nesta segunda-feira (25) que irá usar inteligência artificial (IA) para recriar as vozes de podcasters em outros idiomas.  A ferramenta de tradução aproveita tecnologia da OpenAI, o Whisper, para adaptar discurso em inglês para outras línguas.

Primeiro, a ferramenta será usada para adaptar conteúdo de episódios em inglês para espanhol. Nas próximas semanas, a ferramenta será expandida para francês e alemão.

Spotify vai usar IA para traduzir podcasts em inglês.Spotify vai usar IA para traduzir podcasts em inglês.

A adaptação acontece por meio do Whisper, tecnologia capaz de traduzir conteúdo em inglês para outros idiomas, e vice-versa. Além de transcrever o conteúdo, a ferramenta do Spotify reproduz o texto adaptado numa voz sintética.

"Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca", pontuou o vice-presidente de personalização do Spotify, Ziad Sultan, em comunicado.

A voz sintética também pode ser criação da OpenAI. A empresa também apresentou uma série de novidades, incluindo a capacidade de gerar áudios "humanos" a partir de texto usando IA. Neste caso, porém, a ferramenta tem alcance limitado, dado os riscos em segurança.

Sem previsão de lançamento em português

Alguns episódios adaptados com inteligência artificial já estão disponíveis no Spotify. Um exemplo é um episódio do Lex Fridman Podcast, um dos primeiros parceiros da plataforma. Todos os episódios traduzidos com voz feita por IA estão disponíveis numa playlist oficial do Spotify.

Além disso, o lançamento não menciona a disponibilidade da ferramenta em português brasileiro. Sendo assim, é possível que o suporte ao idioma não esteja nos planos da empresa ainda.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes