Contas inativas do Google começarão a ser excluídas em breve

Por Igor Almenara Carneiro

27/11/2023 - 08:151 min de leitura

Contas inativas do Google começarão a ser excluídas em breve

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Contas inativas do Google começarão a ser excluídas em breve no tecmundo

O Google começará a apagar contas inativas do Gmail na próxima semana. Cadastros que não são utilizados por pelo menos dois anos serão apagados, junto com seu conteúdo na suíte Google Workspace.

Para ser considerada uma conta inativa, o perfil precisa estar sem atividade (até mesmo login) nos últimos 24 meses. A exclusão também afeta o material relacionado ao cadastro, como arquivos do Google Drive, fotos e vídeos do Google Fotos e mais. 

Todo o conteúdo relacionado à conta também será excluído no processo.Todo o conteúdo relacionado à conta também será excluído no processo.

Para garantir que a conta não será excluída nessa limpeza, é preciso fazer login no perfil antes do início de dezembro. Para sinalizar atividade, você deve:

  • Abrir ou enviar um e-mail;
  • Usar o Google Drive;
  • Assistir a um vídeo no YouTube;
  • Baixar um aplicativo na Play Store;
  • Usar a Busca do Google;
  • Fazer login num serviço de terceiros usando o Google.

Desta vez, o processo de exclusão é irreversível. Então, se uma conta foi removida pelo Google, é impossível reativá-la, nem mesmo usando contas de segurança.

Contas com vídeos no YouTube são exceção

Uma exceção à regra são contas com vídeos no YouTube. Caso o perfil tenha conteúdo publicado na plataforma, ela não será excluída.

Além disso, perfis que fazem parte de assinaturas, como a do Google One, também são consideradas ativas para a empresa.

Por que o Google vai apagar contas inativas?

Segundo o Google, a exclusão de contas inativas acontece para aprimorar a segurança no ecossistema. "Ou seja, essas contas costumam ser vulneráveis e, quando uma conta é comprometida, ela pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até vetor de conteúdo indesejado ou malicioso, como spam", explica a empresa.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes