Gmail: como salvar um e-mail em PDF?

Por Diego Borges de Sa

02/12/2023 - 09:002 min de leitura

Gmail: como salvar um e-mail em PDF?

Fonte :  Reprodução / TecMundo 

Imagem de Gmail: como salvar um e-mail em PDF? no tecmundo

O Gmail é um dos servidores de e-mail mais utilizados do mundo. O motivo de sua popularidade é justamente a quantidade de recursos que ele possui. Entretanto, mesmo assim, ainda há uma opção que faz falta para muita gente: a de salvar uma mensagem para um arquivo PDF.

Embora ele não tenha o recurso de forma nativa, ainda sim há alternativas para que você contorne o problema, e faça o download de e-mails enviados ou recebidos para arquivos no formato PDF. 

Hoje o TecMundo te dá uma forcinha e ensina como salvar um e-mail em arquivo PDF. Confira!

Passo a passo para salvar um e-mail em PDF?

1. Abra o Gmail no seu computador;

2. Uma vez lá, procure na sua Caixa de Entrada o e-mail no qual quer salvar no formato PDF;

3. Com a mensagem aberta, clique no ícone com três pontinhos, que fica na parte superior do e-mail, no lado direito, como mostra a imagem abaixo;

Procure pelo ícone de três pontinhos na parte superior da sua mensagem.Procure pelo ícone de três pontinhos na parte superior da sua mensagem.

4. No menu que se abriu, clique na opção "Imprimir";

É preciso clicar na opção "Imprimir" para ter acesso a exportação para PDF.É preciso clicar na opção "Imprimir" para ter acesso a exportação para PDF.

5. A janela seguinte mostrará o e-mail pronto para ser impresso. Entretanto, mude a sua opção para "Salvar como PDF" ao invés de enviá-lo para a impressora configurada ao seu PC;

É preciso alterar a opção para que o e-mail seja salvo como um arquivo PDF e não seja impresso.É preciso alterar a opção para que o e-mail seja salvo como um arquivo PDF e não seja impresso.

6.  Em seguida, clique no botão "Salvar", que fica na parte debaixo da tela;

É preciso clicar no botão "Salvar" para continuar o processo.É preciso clicar no botão "Salvar" para continuar o processo.

7. Depois, coloque um nome para o arquivo e escolhe o diretório do seu PC onde ele será armazenado;

É preciso dar um nome para o ser arquivo PDF a ser criado.É preciso dar um nome para o ser arquivo PDF a ser criado.

8. Pronto, agora o arquivo PDF já foi salvo e enviado para o diretório correspondente. 

Agora que você já sabe como converter e-mail em PDF, não precisa mais se preocupar em saber como arquivar uma mensagem e exportá-la para outros apps, ou para salvar em seu dispositivo. 

E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!


Por Diego Borges de Sa

Especialista em Redator

Jornalista especializado em games e tecnologia desde 2007, com passagens por TechTudo e Globo Esporte.com. Apresentador com passagens por Rádio Globo, SporTV e Canal Combate.


Veja também


Fontes