iOS 17.2.1: usuários reclamam de falhas de rede após atualização

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

02/01/2024 - 06:352 min de leitura

iOS 17.2.1: usuários reclamam de falhas de rede após atualização

Fonte :  GettyImages 

Imagem de iOS 17.2.1: usuários reclamam de falhas de rede após atualização no tecmundo

Usuários de modelos recentes do iPhone estão reclamando de uma falha na mais recente atualização do celular. O erro, que chegou com o iOS 17.2.1, parece afetar a conectividade do aparelho com a operadora de telefonia.

De acordo com os relatos no fórum de suporte da Apple, a atualização impede que os iPhones se conectem à rede celular local. Dessa forma, é impossível receber ou realizar chamadas telefônicas convencionais, além de não conseguir acessar a internet via dados móveis 4G e 5G.

Ainda segundo as reclamações, reiniciar o iPhone e até trocar o chip SIM não resolveu o problema. Além disso, a falha independe da operadora de telefonia e pode afetar usuários de diferentes partes do mundo.

Outros consumidores dizem ainda que o iPhone 15 até passou a apresentar maior consumo de bateria e superaquecimento após a instalação — um problema que já foi identificado e corrigido em uma atualização anterior.

Bug começou com iOS 17.2.1

O problema parece ter surgido com a atualização iOS 17.2.1. Por enquanto, a Apple não se manifestou a respeito do bug, mas uma próxima versão do sistema operacional móvel deve corrigir o erro.

O iPhone 15, lançado em setembro de 2023, parece ser o modelo mais afetado.O iPhone 15, lançado em setembro de 2023, parece ser o modelo mais afetado.

Essa atualização foi lançada pela Maçã nas últimas semanas de dezembro de 2023 e não teve o conteúdo detalhado pela companhia. Ele foi um patch de emergência para o iOS 17.2, uma atualização de grande porte para os smartphones.

Essa nova versão inclui uma série de novos recursos para o smartphone, além de mecanismos de segurança contra o Flipper Zero, mas aparentemente provocou algumas incompatibilidades.

Como corrigir a falha de rede no iOS 17.2.1

Até agora, não há uma forma definitiva de corrigir o bug de conexão com a operadora de telefonia no iPhone. Caso o seu dispositivo tenha sido afetado, o ideal é aguardar por uma atualização de emergência por parte da Apple.

Algumas pessoas conseguiram resolver o bug ao desabilitar eventuais VPNs ou deletar perfis de VPNs ativados no aparelho. Esse mecanismo, entretanto, parece funcionar apenas em um pequeno número de casos.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes