Explorador de Arquivo do Windows deve ganhar integração com IA Copilot

Por Igor Almenara Carneiro

09/01/2024 - 12:452 min de leitura

Explorador de Arquivo do Windows deve ganhar integração com IA Copilot

Fonte :

Imagem de Explorador de Arquivo do Windows deve ganhar integração com IA Copilot no tecmundo

A Microsoft estaria preparando a integração da inteligência artificial (IA) Copilot no Explorador de Arquivos do Windows. Código relacionado à ferramenta foi encontrado em versões experimentais do sistema operacional, sugerindo o desenvolvimento do recurso.

A descoberta do informante @PhantomOfEarth do X (antigo Twitter) não revela como a ferramenta vai funcionar. De forma breve, ele menciona que o Copilot estará contido no menu de contexto "de alguma forma".

É possível que o assistente sirva como um auxiliar na pré-exibição de arquivos, ou ajude a encontrar documentos importantes de forma mais rápida, baseada no contexto. 

Por estar contido no menu de contexto, a ferramenta também pode operar de forma diferente com base no arquivo selecionado, executando ações distintas para cada item.

Outro informante recorrente, conhecido no X como @Leopeva64, pontuou que também encontrou referências ao recurso dentro do Microsoft Edge Canary, versão de testes do navegador nativo do Windows. Segundo ele, a função será um atalho para enviar arquivos para análise do Copilot.

Atualmente, o Windows Copilot está disponível em prévia e suas funcionalidades ainda são limitadas. A Microsoft parece trabalhar ativamente na implementação do assistente em várias áreas do sistema operacional, o tornando praticamente onipresente em programas nativos.

Copilot no Windows

A Microsoft está no caminho de tornar o Copilot o assistente virtual padrão do Windows, sendo um dos principais recursos do sistema operacional. Prova disso são os notebooks lançados na CES 2024, vários deles com uma tecla dedicada para acionar o assistente.

Integrar o assistente virtual ao Explorador de Arquivos, portanto, é um avanço natural do assistente, uma vez que se trata de um dos programas nativos mais importantes do sistema operacional. Resta saber como a implementação vai acontecer e se vai incomodar os usuários mais sensíveis a mudanças.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também