Bug faz apps do Windows 10 pararem de funcionar em PCs antigos

Por Igor Almenara Carneiro

02/02/2024 - 11:151 min de leitura

Bug faz apps do Windows 10 pararem de funcionar em PCs antigos

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Bug faz apps do Windows 10 pararem de funcionar em PCs antigos no tecmundo

Aplicativos nativos do Windows 10 estão parando de funcionar em computadores antigos, relatam usuários. As queixas relacionadas a incompatibilidade dos programas se acumulam no Hub de Comentários da Microsoft.

O problema afeta uma variedade de apps do Windows 10, incluindo Calendário, Calculadora, Paint 3D, Filmes e TV e o Fotos e o próprio Hub de Comentários. Todos os programas têm atualizações distribuídas pela Microsoft Store.

O bug parece afetar exclusivamente computadores com hardware muito antigo.O bug parece afetar exclusivamente computadores com hardware muito antigo.

Segundo os comentários dos usuários afetados, o problema persiste mesmo com a reinstalação do aplicativo. Atualmente, a thread relacionada ao bug de incompatibilidade acumula 31 páginas com discussões dos usuários, que tentam investigar o problema por conta própria. 

O erro parece afetar somente computadores com hardware mais antigo, como máquinas com processador Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Quad, ambos lançados em 2012.

A razão da incompatibilidade ainda é desconhecida. Contudo, é possível ser uma consequência de alguma instrução incluída nos aplicativos que restringe a usabilidade em máquinas antigas — e o Intel Core 2 não é oficialmente compatível com o Windows 10.

De toda forma, é possível que a adição não tenha a intenção de impactar na usabilidade de usuários com computadores antigos.

Solução depende da Microsoft

Por agora, não existe solução disponível para o problema, então usuários afetados deverão optar por aplicativos alternativos para executar as mesmas funções. Atualmente, não há previsão de quando a correção vai ser lançada, tampouco se a Microsoft pretende reparar o bug.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também