One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos; veja

Por Igor Almenara Carneiro

03/05/2024 - 10:302 min de leitura

One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos; veja

Fonte :  GettyImages 

Imagem de One UI 6.1 não tem maioria de funções de IA prometidas em celulares antigos no tecmundo

A One UI 6.1 começou a ser liberada para o Galaxy S21, Galaxy S22 e outros modelos mais antigos, mas sem vários recursos de inteligência artificial. Até agora, a Samsung não esclareceu porque as funções estão ausentes.

De todas as funções do pacote Galaxy AI, somente o "Circle to Search" ("Circular para pesquisar", do Google) está presente na atualização. A função é como um complemento para o Google Lens e permite buscar mais informações acerca de um elemento presente na tela.

Os celulares mais antigos ficaram sem a maior parte das funções do Galaxy AI. (Imagem: Getty Images)Os celulares mais antigos ficaram sem a maior parte das funções do Galaxy AI. (Imagem: Getty Images)

Os celulares que ficaram sem os recursos do Galaxy AI foram:

  • Galaxy S21;
  • Galaxy S22;
  • Galaxy Z Fold 3;
  • Galaxy Z Flip 3;
  • Galaxy Z Fold 4;
  • Galaxy Z Flip 4.

Por que os celulares antigos estão sem o Galaxy AI?

Não está claro o motivo de os recursos não estarem presentes na One UI 6.1 dos modelos mais antigos, mas pode ser consequência do hardware mais limitado. A capacidade de processamento reduzida pode ser um impeditivo para a implementação de ferramentas mais robustas, como a Live Translation, Assistência de Chat e Edição Generativa.

De toda forma, é difícil apontar a real causa da ausência das funções. Muito do processamento das ferramentas com IA acontece de forma remota, dentro dos servidores da Samsung. Portanto, a ausência das novidades também pode ser uma forma de a empresa controlar a demanda de processamento nos servidores.

Se a última teoria estiver correta, é possível que a empresa libere os demais recursos do Galaxy AI para mais dispositivos ao longo do tempo. A empresa pode estar observando o aumento de fluxo de dados e conferindo condições para receber mais prompts e solicitações dos usuários.

Vale lembrar que a Samsung não planejava lançar o Galaxy AI para modelos lançados antes do Galaxy S23. Na época, a empresa alegava que os celulares não apresentavam processamento suficiente para rodar os novos recursos de forma satisfatória, mas mudou de ideia meses depois.

Veja também


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Fontes