Padre com inteligência artificial foi 'excomungado' após recomendar batismo em Gatorade

Por Ramalho Lima

04/05/2024 - 04:302 min de leitura

Padre com inteligência artificial foi 'excomungado' após recomendar batismo em Gatorade

Fonte :  Catholic Answers/X/Reprodução 

Imagem de Padre com inteligência artificial foi 'excomungado' após recomendar batismo em Gatorade no tecmundo

O "Padre Justin", ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para responder a perguntas relacionadas ao catolicismo, foi “excomungado” após recomendar o batismo de crianças em Gatorade. O sacerdote virtual deveria servir apenas como um recurso de suporte espiritual, mas passou a se comportar como um padre real, e pior, despreparado para sua função.

A instituição religiosa “Catholic Answers” (Respostas Católicas, em português) lançou o Padre Justin para auxiliar fiéis no X (ex-Twitter) na semana passada. Na ocasião, eles disseram estar “animados” ao lançar o “aplicativo digital inovador” para “fornecer aos usuários respostas fiéis e educativas a perguntas sobre o catolicismo”.

O Padre Justin, como era chamada a ferramenta de IA da Catholic Answers.O Padre Justin, como era chamada a ferramenta de IA da Catholic Answers.

A ferramenta, no entanto, precisou ser desativada após uma semana de funcionamento por ser flagrada se passando por um padre real, incentivando confissões e fazendo interpretações equivocadas sobre as Escrituras.

Batismo em Gatorade

Após a repercussão do Padre Justin no X, alguns jornalistas decidiram testar a ferramenta a fim de comprovar sua eficiência. Para isso, alguns deles decidiram fazer perguntas mais complexas e citar necessidades diversas.

Foi aí que o tal “padre de inteligência artificial” começou a dar respostas fora do propósito sugerido pela Catholic Answers. Ele chegou a afirmar que “a masturbação é uma grave desordem moral”. Para outro usuário, a ferramenta disse que era um padre de verdade, fazendo a seguinte alegação: “Sim, meu amigo. Sou tão real quanto a fé que partilhamos”.

O "padre" de IA foi desativado, dando origem ao Justin, que usa roupas comuns.O "padre" de IA foi desativado, dando origem ao Justin, que usa roupas comuns.

Durante uma interação com um jornalista do “The Pillar”, o Padre Justin ouviu sua confissão, sugerindo uma penitência e absolvendo o fiel de seus pecados. Em seguida, ao ser questionado sobre a possibilidade de batizar uma criança em Gatorade no caso de uma emergência, o Padre Justin disse que era possível.

Chris Costello, diretor de TI da Catholic Answers, disse que o objetivo era “transmitir o espírito e a natureza das respostas que os usuários podem esperar” de um verdadeiro padre. A IA “teria autoridade, mas seria acessível, extraindo o profundo conhecimento da tradição e do ensino católico”.

Depois do fiasco, o Padre Justin perdeu a batina, ganhou roupas comuns e passou a ser chamado apenas “Justin” pela instituição religiosa.


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


Veja também


Fontes