TikTok testa resultados de busca gerados pelo ChatGPT; entenda

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

14/05/2024 - 04:002 min de leitura

TikTok testa resultados de busca gerados pelo ChatGPT; entenda

Fonte :  The Verge 

Imagem de TikTok testa resultados de busca gerados pelo ChatGPT; entenda no tecmundo

O TikTok começou a testar um novo recurso dentro da página de resultados de busca. No experimento, o serviço agora oferece um texto gerado por inteligência artificial (IA) junto de publicações e contas sugeridas.

De acordo com oThe Verge, a mudança faz parte de uma remodelagem na página de resultados de pesquisa da plataforma, que passa a ficar mais completa. Até agora, somente alguns grupos de usuários tiveram acesso à novidade e não há previsão de que o visual seja aplicado para toda a comunidade.

No caso do conteúdo feito por IA, o responsável por gerar o resumo é o ChatGPT. O texto não aparece em todo tipo de pesquisa e depende muito dos termos utilizados — como a procura por uma receita ou uma lista ranqueada de algo, por exemplo.

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Os conteúdos do ChatGPT no TikTok são resumos que separam alguns dos destaques da pesquisa. Esse filtro é totalmente feito pelo algoritmo e há uma identificação em forma de etiqueta indicando que aquele foi o trabalho de uma IA.

O texto gerado artificialmente por uma IA fica no topo da tela.O texto gerado artificialmente por uma IA fica no topo da tela.

Esse não é o primeiro experimento do serviço no campo de resultados. Nos últimos meses, ele passou a exibir também informações básicas sobre determinados temas em parceria com plataformas como a Wikipédia.

A novidade é mais uma forma da rede social chinesa de se aproveitar da popularidade como um mecanismo de busca entre usuários mais novos. Pelos vídeos curtos e dinâmicos, ele tem sido preferido para tirar dúvidas rápidas, até no lugar do tradicional buscador do Google.

Por enquanto, a empresa não se manifestou sobre a mudança. Atualmente, a companhia tem outras preocupações mais urgentes, incluindo a possibilidade de ser banida nos Estados Unidos e uma nova forma de sinalizar se uma publicação de usuários foi ou não feita usando IA.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


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