Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM

Por Igor Almenara Carneiro

20/05/2024 - 04:451 min de leitura

Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM

Fonte :  Opera/Reprodução 

Imagem de Opera ganha versão adaptada para PCs com processadores ARM no tecmundo

O Opera para Windows agora é 100% compatível com processadores ARM, anunciou a empresa na última quinta-feira (16). O suporte permite que o navegador rode com mais fluidez e eficiência em computadores equipados com CPUs com a arquitetura.

A novidade é uma preparação para a estreia do Snapdragon X Elite e do Snapdragon X Plus, dois dos processadores ARM da Qualcomm para computadores. A arquitetura ARM é projetada para encarar tarefas com mais eficiência energética.

Contudo, com a evolução da tecnologia, a plataforma avançou significativamente em desempenho, agora apresentando performance equivalente (ou até superior) aos processadores x86.

Ao ser adaptado para CPUs ARM, o Opera agora pode extrair o máximo do componente.Ao ser adaptado para CPUs ARM, o Opera agora pode extrair o máximo do componente.

Vale destacar que os programas precisam ser adaptados para ele, dadas as diferenças estruturais do componente. Essa preparação permite extrair o máximo de desempenho do CPU, bem como aproveitar suas vantagens em economia de energia.

"A arquitetura ARM é como uma fábrica moderna, simplificada e eficiente, onde os robôs trabalham perfeitamente para produzir produtos de alta qualidade, mas com o mínimo de desperdício", pontuou a Opera no comunicado.

"Em contrapartida, a arquitetura x86 é semelhante a uma fábrica mais antiga, contando com uma rede complexa de correias transportadoras e trabalho manual, resultando em um processo de produção mais lento e menos eficiente em termos de energia", complementou.

Disponível para testes

Atualmente, o Opera ARM está disponível para testadores. O programa pode ser baixado na versão Developer de forma gratuita.

Porém, obviamente é necessário um computador com processador ARM para testar a ferramenta. Por enquanto, o Snapdragon X Elite ainda não está disponível no mercado, mas já existem notebooks com processadores ARM mais antigos por aí.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes