GitHub ganha 'Copilot Extensions', ferramenta que promete acelerar desenvolvimento de apps com IA

Por Igor Almenara Carneiro

21/05/2024 - 06:302 min de leitura

GitHub ganha 'Copilot Extensions', ferramenta que promete acelerar desenvolvimento de apps com IA

Fonte :  GitHub/Reprodução 

Imagem de GitHub ganha 'Copilot Extensions', ferramenta que promete acelerar desenvolvimento de apps com IA no tecmundo

Nesta terça-feira (21), durante o evento Microsoft Build 2024, a Microsoft anunciou as Copilot Extensions para o GitHub. A nova ferramenta permite analisar, depurar e lançar correções com agilidade e usando linguagem natural, poupando o desenvolvedor de várias etapas do processo manual.

As Copilot Extensions serão acessíveis a partir do GitHub Copilot Chat. A partir dela, o usuário pode invocar qualquer uma das ferramentas necessárias para seu projeto, solicitando ações, criação de arquivos e outros pedidos com linguagem natural.

"Imagine que você é um desenvolvedor que foi encaminhado para solucionar um erro na base de dados. Primeiro, você precisa entender o contexto do problema com uma ampla variedade de ferramentas", exemplifica a Microsoft. "Com contexto suficiente, você começa a resolver o que pode ser a causa, usando ferramentas como Sentry para monitoramento de erros. Depois, você precisa pensar em uma solução, aplicar a correção e então lançar no Azure", complementou a empresa.

As Copilot Extensions buscam otimizar o fluxo de trabalho usando linguagem natural. (Imagem: GitHub/Reprodução)As Copilot Extensions buscam otimizar o fluxo de trabalho usando linguagem natural. (Imagem: GitHub/Reprodução)

Esse processo é um tanto demorado, exigindo um profundo conhecimento sobre as ferramentas disponíveis no GitHub. Agora, com as Copilot Extensions, todo o processo acontece quase de uma vez só, desde que o usuário saiba quais passos precisa seguir.

Na prática, a novidade vai minimizar a troca de contexto, manterá a constância no fluxo de trabalho e otimizará entregas de projetos.

"Esse é o futuro do desenvolvimento de software, em que desenvolvedores gastam menos tempo pesquisando e aproveitam mais do seu tempo programando", disse o gerente de engenharia da Sentry, Tillman Elser. "Ao trabalhar com linguagem natural, eles podem escrever código, recuperar dados e solucionar problemas, tudo isso usando um único fluxo intuitivo", continuou.

Quais serão as primeiras Copilot Extensions?

Neste primeiro momento, as Copilot Extensions serão das ferramentas:

  • DataStax;
  • Docker;
  • LambdaTest;
  • LaunchDarkly;
  • McKinsey & Company;
  • Microsoft Azure and Teams;
  • MongoDB;
  • Octopus Deploy;
  • Pangea;
  • Pinecone;
  • Product Science;
  • ReadMe;
  • Sentry;
  • Stripe.

Segundo a Microsoft, todas as extensões são suportadas no GitHub Copilot Chat no GitHub.com, no Visual Studio e no Visual Studio Code.

Tornando a novidade ainda mais útil para empresas, corporações também poderão criar Copilot Extensios privadas para ferramentas de uso interno. Assim, eles podem aproveitar a biblioteca de ferramentas que estão habituados em trabalhar e aproveitar a otimização no fluxo de trabalho.

GitHubO GitHub pretende facilitar a vida dos programadores com as novidades de IA. (Imagem: Leon Neal/Getty Images)

De acordo com a empresa, as Copilot Extensions estarão acessíveis para usuários convidados neste primeiro momento — e somente uma parte das extensões estará disponível. Ao longo dos próximos meses, as demais ferramentas anunciadas serão liberadas para todos.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes