Após reclamações, Adobe muda termos e diz que não usará criações de usuários para treinar IA

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

11/06/2024 - 07:002 min de leitura

Após reclamações, Adobe muda termos e diz que não usará criações de usuários para treinar IA

Fonte :  Adobe 

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Após reclamações, a Adobe voltou atrás e alterou os seus novos termos de serviço, que têm a aceitação obrigatória para usuários pagantes. A companhia reformulou em especial alguns trechos do documento que foram criticados por assinantes do pacote de conteúdo Creative Cloud

As críticas envolviam a possível interpretação de que a Adobe poderia usar trabalhos criados em programas como o Photoshop para treinar modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) da empresa.

Dois tópicos do documento especificavam que a empresa poderia "acessar, visualizar ou escutar" conteúdos "por meio de métodos automatizados e manuais". Isso seria feito para aperfeiçoar "serviços e software e a experiência do usuário" via aprendizado de máquina.

A falta de detalhes sobre o processo gerou muitos comentários nas redes sociais, com artistas e entusiastas dos softwares da companhia criticando duramente a mudança e pedindo maiores explicações.

O que dizem os termos reformulados da Adobe

Em uma postagem no blog oficial, a Adobe pediu desculpas pela possível interpretação incorreta dos termos de serviço. A marca diz que "refletiu" sobre a linguagem adotada nos termos de serviço e fez alterações no vocabulário para eliminar essas interpretações ou ambiguidades. 

Ela ainda reconheceu que deveria ter mudado o documento antes e usado palavras de melhor compreensão para evitar polêmicas como a ocorrida.

Alguns dos recursos possíveis com os softwares de IA generativa da Adobe. (Imagem: Adobe/Divulgação)Alguns dos recursos possíveis com os softwares de IA generativa da Adobe. (Imagem: Adobe/Divulgação)

No novo documento, ela deixa explícito que não treina IAs generativas com materiais dos clientes, não é dona dos conteúdos produzidos por eles e nem escaneia o computador dos assinantes para encontrar arquivos armazenados localmente.

Segundo a Adobe, ela nunca usou e jamais vai utilizar trabalhos feitos pelo usuário para esses objetivos internos. Além disso, nunca permitiu acesso a eles para além de casos específicos, como aqueles envolvendo ações judiciais. 

Por fim, a marca também confirmou que a participação no programa de aprimoramento de softwares e serviços é opcional, por mais que os dados coletados sejam poucos e não invasivos. Os novos termos de serviço devem aparecer em forma de notificação nos próximos dias para os assinantes.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


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