Windows 11 prepara função para gerenciar arquivos do celular pelo PC

Por Igor Almenara Carneiro

29/07/2024 - 05:151 min de leitura

Windows 11 prepara função para gerenciar arquivos do celular pelo PC

Fonte :  Microsoft/Reprodução 

Imagem de Windows 11 prepara função para gerenciar arquivos do celular pelo PC no tecmundo

Em breve, você poderá acessar os arquivos do celular a partir do computador. Uma nova função em testes no Windows 11 coloca todas as suas pastas e arquivos do celular sincronizadas com o PC por conexão sem fio.

A novidade faz parte do "Vincular ao Celular", app do Windows para pareamento do celular com o computador. De forma geral, a ferramenta permite navegar e gerenciar arquivos contidos do celular como se ele e o PC estivessem conectados por cabo.

Pelo Explorador de Arquivos, será possível mover dados do PC para o celular (e vice-versa), renomear arquivos, realocá-los no armazenamento interno e apagá-los.

O Vincular ao Celular vai permitir gerenciar arquivos do aparelho pareado pelo computador.O Vincular ao Celular vai permitir gerenciar arquivos do aparelho pareado pelo computador.

É preciso atender alguns critérios para utilizar o recurso. Eles são:

  • O celular precisa rodar o Android 11 (ou versão mais recente);
  • O app Vincular ao Celular precisa estar baixado no celular na versão 1.24071 (disponível somente em Beta);
  • É necessário estar inscrito no programa Windows Insider e estar com alguma versão de testes do Windows 11 instalada (Canary, Dev ou Beta).

Além de atender aos pré-requisitos, é necessário ativar o recurso no menu de configurações do Windows. A opção fica em Configurações > Bluetooth e Dispositivos > Dispositivos móveis.

Se tudo estiver nos conformes e o celular estiver pareado ao PC, o dispositivo vai aparecer na coluna lateral do Explorador de Arquivos logo abaixo de "Este Computador".

A Microsoft informa que a versão atual da ferramenta conta com alguns problemas. Um deles faz com que as operações feitas nos arquivos do celular não sejam devidamente sincronizadas.

Anunciada na quinta-feira (25), a função está em liberação para os testadores inscritos no programa Windows Insiders em todos os canais. A empresa reforça, porém, que a distribuição é gradativa e pode levar algum tempo até alcançar todo mundo.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também


Fontes