Chrome prepara suporte para 'arrasta e solta' no app para Android

Por Igor Almenara Carneiro

06/08/2024 - 05:301 min de leitura

Chrome prepara suporte para 'arrasta e solta' no app para Android

Fonte :  MSPowerUser/Reprodução 

Imagem de Chrome prepara suporte para 'arrasta e solta' no app para Android no tecmundo

O Google Chrome prepara suporte para "arrasta e solta" de arquivos e links no app para Android. Um recurso com o nome "DragDropFiles" foi encontrado entre os recursos da próxima atualização 129 do navegador.

A ferramenta deve ser bem parecida com o "arrasta e solta" de PC, mas aplicada ao toque da tela do celular. A função permite transferir imagens, arquivos, textos e links entre abas ou para outros aplicativos ao tocar e segurar sobre eles.

De certa forma, a novidade é um atalho para a Área de Transferência, mas com bem mais conveniência. Em vez de precisar salvar ou copiar um arquivo, link ou imagem, o usuário pode apenas tocar, segurar e arrastar para o destino.

A função "arrasta e solta" está em desenvolvimento no Chrome. (Imagem: MSPowerUser/Reprodução)A função "arrasta e solta" está em desenvolvimento no Chrome. (Imagem: MSPowerUser/Reprodução)

Ainda que o nome do recurso antecipe como ela vai funcionar quando estiver habilitada, faltam detalhes importantes. Não está claro se a função terá limites no formato de arquivos, se ela estará disponível para todos os celulares e como ela vai se comportar durante o uso cotidiano, por exemplo.

Por enquanto, o recurso está em desenvolvimento — foi um commit dentro do repositório do Chromium Gerrit. O nome da função, "Enable DragDropFiles for M129", sugere que ela estará disponível no Chrome 129.

Atualmente, a versão estável do Chrome está na compilação 127. Portanto, o Chrome 129 ainda deve levar algum tempo para ser liberado para o público geral. Fato é, porém, que testadores terão acesso à novidade primeiro.



Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também